A vice-presidente da instituição, Ana Paula Fonseca, explicou que esta iniciativa surgiu inicialmente da vontade da direção da Casa do Gaiato em mostrar as capacidades e os talentos das crianças da instituição num espetáculo para o público em geral, tendo posteriormente sido alargada a outras instituições de acolhimento de crianças.
Desta forma o espetáculo reúne 11 instituições, estando cada uma responsável por uma ou duas apresentações em palco. As apresentações de teatro, dança ou música serão realizadas pelas crianças institucionalizadas. Este espetáculo tem início marcado para as 16h00 de sábado, no Auditório Luís de Camões em Ponta Delgada. Os bilhetes para entrada no espetáculo podem ser adquiridos junto das instituições participantes ou no próprio dia.
Paralelamente vai decorrer ao longo de todo o dia (das 10h00 às 18h30), uma feira na qual cada instituição vai vender produtos de artesanato ou doçaria feitos pelas crianças e jovens ou funcionários. As verbas desta feira reverterão para as instituições representadas.
A realização deste evento conta com o apoio do Açoriano Oriental, que desde a primeira hora colaborou na organização e agora insere esta iniciativa no âmbito do seu 178º aniversário.
“O Açoriano Oriental, que tem sido ao longo dos anos um grande amigo da Casa do Gaiato apoiando em diversas iniciativas, acolheu desde logo a nossa ideia permitindo estarmos agora a promover este evento”, disse.
Esta iniciativa para além da vertente de ajuda monetária às instituições, que atravessam momentos de dificuldades económicas, é também importante por permitir à comunidade ver o trabalho desenvolvido por estas entidades, e que estas crianças e jovens retirados dos seus pais “tal como todas as outras crianças que estão no seu ambiente familiar também têm muitas capacidades”.
As instituições participantes neste evento e onde poderá adquirir bilhetes para o espetáculo são: Casa do Gaiato de São Miguel; Centro de Bem Estar Infantil e Juvenil Jacinto Ferreira Cabido; Lar da Mãe de Deus - Centro de Bem Estar Social; Kairós - Valência CDIJ, Perkursos; Lar de Jovens da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa; Centro Social Nossa Senhora Rosário, Lagoa; Associação de Pai caos e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores (A.P.A.C.D.A.A.); Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo; Obra da Madre Maria Clara do Menino Jesus, Povoação; Instituto de Apoio à Criança; Casa do Trabalho e Proteção à Juventude Feminina de Nordeste.
