Açoriano Oriental
EPIC Trail Run Azores conta com um total de 855 atletas inscritos

A nona edição do EPIC Trail Run Azores, que se disputa nos dias 6 e 7 de dezembro, conta com 855 atletas. Este ano, sublinha a organização, há um aumento no número de atletas estrangeiros inscritos na prova

EPIC Trail Run Azores conta com um total de 855 atletas inscritos

Autor: Arthur Melo

A edição de 2024 do EPIC Trail Run Azores, que se vai realizar nos dias 6 e 7 de dezembro, conta com um total de 855 atletas inscritos, o terceiro maior número de inscrições em nove edições da prova organizada pelo Morcegos Trail e Clube Açoriano de Triatlo, Trail e Turismo, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

As inscrições encerraram domingo e apesar da organização não ter conseguido bater o recorde de 1100 atletas alcançado em 2022, o número de inscritos deste ano é bastante satisfatório, como atesta Luís Onça.

“Dado o panorama, onde todas as provas estão a registar um decréscimo no número de atletas inscritos, estamos bastante satisfeitos com esse número”, declarou ao Açoriano Oriental o diretor de prova.

A prova, que vai desenrolar-se pelos concelhos de Nordeste, Povoação, Lagoa e Vila Franca do Campo, está dividida em quatro percursos. O EPIC100, a prova rainha do evento, conta com 85 atletas, enquanto o EPIC60 terá 97 participantes na linha de partida. No EPIC30 inscreveram-se 238 atletas e no EPIC15 vão participar 435.

Do total dos inscritos, 110 são provenientes do estrangeiro (estão representadas 22 nacionalidades), um número que duplicou em relação à edição do ano passado, como dá conta o diretor de prova.

“Esse é um dos pontos altos, ter mais de 10% das nossas inscrições de atletas estrangeiros. É um ponto muito positivo. O ano passado tivemos 55 atletas, de 20 nacionalidades, este ano chegamos aos 110, o que significa que o trabalho que tem sido feito ao longo dos anos e a qualidade da prova apresentada têm tido bons resultados”, realçou Luís Onça.

A prova rainha, o EPIC100, perdeu sensivelmente 10 quilómetros no percurso em relação ao último ano, mas manteve a sua dureza, espetacularidade e a particularidade de a maioria do seu trajeto - pelo menos para os primeiros classificados - ter de ser percorrido durante a noite. A partida ocorrerá pelas 22h00 de dia 6 de dezembro, na Praça da República, no Nordeste.

No dia seguinte (7 de dezembro), e a partir das 07h15, terá início o EPIC60 nas Caldeiras das Furnas, seguindo-se pelas 09h00, em Água de Pau, o arranque do EPIC30.
Por volta das 09h15, também em Água de Pau, começa o EPIC15.

A meta para todos os percursos estará junto ao Pavilhão Multiúsos Açor Arena, em Vila Franca do Campo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.