Açoriano Oriental
Cultura
Eduardo Prado Coelho homenageado em Paris
O escritor, ensaísta, crítico literário e professor universitário Eduardo Prado Coelho, falecido em Agosto de 2007, foi terça-feira à noite alvo de homenagem no Centro Cultural Calouste Gulbenkian em Paris (CCCGP).
Eduardo Prado Coelho homenageado em Paris

Autor: Lusa/AO online
Na ocasião foi lançado o livro “La nouvelle littérature portugaise” (A nova literatura portuguesa), obra baseada nas actas do encontro realizado no CCCGP em 2005, e do qual Eduardo Prado Coelho (EPC) foi o coordenador.

    No momento dedicado ao homem conhecido pelo seu engajamento na difusão da literatura e cultura portuguesa em França e na Europa, Prado Coelho foi unanimemente relembrado com uma nota de positivismo pelos presentes.

    “A fundação não podia deixar de fazer esta homenagem. É uma ligação de muitos anos. Eduardo Prado Coelho faz muita falta hoje.” Disse à Lusa João Pedro Garcia, Director do CCCGP.

    “A sua estadia (em Paris) foi muito importante para a irradiação e presença cultural portuguesa em França, não podíamos ter melhor embaixador cultural do que ele”, afirmou o filósofo e intelectual português, Eduardo Lourenço, em declarações à Lusa, sobre o papel de Prado Coelho na difusão da cultura portuguesa.

    “Não somos da mesma geração mas tivemos uma cumplicidade cultural muito intensa” adiantou Eduardo Lourenço que considerou Prado Coelho como “o mais cosmopolita dos intelectuais portugueses do século vinte.”

    Eduardo Lourenço, Fátima Ramos, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, Robert Bréchon e Patrick Quillier estiveram presentes num momento que João Pedro Garcia, em jeito de saudade, afirma que “teria tido ainda mais êxito se ele (EPC) estivesse cá”

    Entre as várias personalidades das artes e das letras de França e de Portugal, também o escritor italiano António Tabucchi marcou presença na homenagem.

    Eduardo Prado Coelho foi Conselheiro Cultural da Embaixada Portuguesa em Paris e director do Instituto Camões de Paris.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados