Açoriano Oriental
EDA e Banco Europeu de Investimento formalizam contrato
A Electricidade dos Açores (EDA) e o Banco Europeu de Investimento formalizaram um contrato para o financiamento de 46 milhões de euros destinados a um conjunto de investimento que a empresa vai desenvolver nas ilhas.
EDA e Banco Europeu de Investimento formalizam contrato

Autor: Lusa / AO online
Destinado ao projecto EDA Power VII, este montante de 46 milhões de euros faz parte de um financiamento global de 73 milhões aprovados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) este ano, adiantou a empresa.

Segundo a mesma fonte, para o início de 2009, está prevista a contratação da segunda tranche deste financiamento, no valor de 27 milhões de euros.

Este empréstimo visa o financiamento de um conjunto de investimentos da EDA e da Empresa de Electricidade e Gaz, integrados nos programas plurianuais, aprovados para o período 2007-2011.

Entre os investimentos previstos, constam novos grupos para várias centrais da EDA em diversas ilhas, assim como a construção e remodelação de subestações na rede de média tensão.

Quanto à Electricidade e Gaz, empresa do Grupo EDA, os investimentos totalizam 11,8 milhões de euros para a instalação de um parque eólico na ilha Terceira, a construção de uma nova central hídrica em São Miguel e a remodelação da central hídrica na ilha das Flores.

Segundo a EDA, este foi o sétimo pacote de investimentos apoiados pelo BEI, através dos seus empréstimos a longo prazo.

A empresa açoriana salientou, ainda, que o financiamento agora concedido, pela primeira vez, não necessitou de um aval do Estado ou da Região Autónoma dos Açores.

O BEI é uma instituição financeira da União Europeia, criada pela Tratado de Roma, que tem a missão principal de promover o desenvolvimento e coesão económica dos países membros.

Para isso, financia projectos públicos ou privados, captando os fundos necessários no mercado de capitais, depois de se certificar da sua viabilidade económica, técnica e financeira.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados