Açoriano Oriental
eAZFlora permite explorar e descobrir flora da Região

Aplicação, criada pelo CIBIO-Açores e disponível para dispositivos iOS e Android, permite identificar cerca de 5000 espécies que se encontram na Região

eAZFlora permite explorar e descobrir flora da Região

Autor: Ana Carvalho Melo

eAZFlora é o nome de uma aplicação, criada pelo CIBIO-Açores, que permite ao público em geral, assim como a estudantes e turistas, explorar e descobrir a flora da Região.
De acordo com Mónica Moura, a responsável por este projeto, o objetivo desta aplicação é que o público em geral, como estudantes e turistas, possa “obter informações sobre a flora dos Açores”, usando um instrumento que garante  “uma forma simples de identificar espécies, criando uma biblioteca pessoal de imagens e de locais onde encontraram estas plantas”.

“Também permite que contribuam para o conhecimento da distribuição das espécies protegidas da flora dos Açores e, validando a sua distribuição, contribuírem para a sua proteção. Ou seja, trata-se também de uma ferramenta para o envolvimento do público em ciência cidadã”, revelou a investigadora da Universidade dos Açores.

Segundo explicou ao Açoriano Oriental, a ideia para esta aplicação surgiu “do desconhecimento pelo público em geral acerca das espécies endémicas e nativas dos Açores”, associado “ao facto que cada vez mais os cidadãos utilizarem os seus smartphones para as mais variadas funções”.

“Uma flora ou guia de campo convencional é geralmente um item pesado, logo a possibilidade de ter uma app que emula a sua função, é uma alternativa muito interessante”, realçou.

Nesta aplicação, que pode ser descarregada tanto para aparelhos iOS e Android, está atualmente listada toda a flora conhecida do arquipélago.

“À volta de 5000, mas incluindo também plantas ornamentais que por vezes são cultivares e variedades e não espécies”, destacou.

Para identificar uma planta, o utilizador pode carregar uma imagem ou pesquisar o nome científico ou comum e através da listagem resultante de imagens encontrar a espécie em causa.

Para além da identificação também estão associados dados de interesse mais especializado como, por exemplo, qual o exemplar de herbário ao qual está associada a descrição da espécie, ou quais os nomes que já teve antes, ou em quais herbários à volta do mundo se podem encontrar exemplares.

Segundo a investigadora, desde que foi lançada no final de 2021 até ao momento a aplicação já foi descarregada cerca de 200 vezes para aparelhos IOS e 100 para aparelhos Android.

Entretanto, o grupo responsável pelo seu desenvolvimento já tem pronto material de divulgação que será distribuído por vários stakeholders em turismo e escolas, de modo a aumentar a visibilidade da app.

E para quem não tem acesso pelo smartphone, pode sempre utilizar o site https://eazflora.org/, onde encontra as mesmas funcionalidades que a aplicação para telemóvel.



Flora divida em quatro categorias quanto à sua distribuição

A Flora dos Açores está dividida, na aplicação eAZFlora, em quatro categorias de acordo com a sua distribuição: endémica, nativa, cultivada e introduzida. A flora endémica caracteriza-se por ser formada por plantas que só existem nos Açores, como por exemplo a Laurus azorica, conhecida por louro-bravo. Já a flora nativa é toda a planta que é nativa ou natural de um ecossistema ou região em particular, como o Centaurium scilloides.

Por sua vez as plantas cujo processo evolutivo foi influenciado pelo homem descrevem-se como cultivadas. Um exemplo é o Agapanthus praecox. Enquanto as plantas que foram inseridas num local de forma intencional ou acidental são as introduzidas, como a Hydrangea macrophylla .



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados