Açoriano Oriental
Doentes em cuidados continuados desafiados a reviver as Festas do Espírito Santo

Passatempo “Comunicar 2021” tem como tema “As Festas do Espírito Santo como Eu as Vivi” e pretende desafiar os utentes da Rede de Cuidados Continuados, assim como sensibilizar a comunidade

Doentes em cuidados continuados desafiados a reviver as Festas do Espírito Santo

Autor: Ana Carvalho Melo

A Associação Seniores de São Miguel (ASSM) promove a segunda edição do passatempo “Comunicar” dedicada ao tema “As Festas do Espírito Santo como Eu as Vivi”, em parceria com o jornal Açoriano Oriental.

Na primeira edição do passatempo Comunicar, os utentes foram desafiados a refletir sobre o tema “O que eu vejo da minha janela”, como forma de reinventar o voluntariado presencial que, devido à pandemia de Covid-19, deixou de ser possível.

Numa altura em que a situação ainda não mudou, a ASSM, no âmbito do programa de Voluntariado na Saúde que está a ser realizado na Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI), convida os utentes deste rede a refletirem sobre esta tradição tão característica das nove ilhas dos Açores, como explicou a presidente da direção da associação, Leonor Anahory.

“Este é um tema muito rico em conteúdos, dado tratar-se de uma tradição secular muito vivenciada pelos açorianos”, afirmou Leonor Anahory, realçando que, tratando-se de um passatempo que cobre toda a Região, o tema tratado tinha de ter também uma abrangência regional.

Por outro lado, destacou que o facto de as festas terem tradições distintas de ilha para ilha poderá enriquecer os conteúdos que serão apresentados a concurso.

O passatempo, cujo tema é “As Festas do Espírito Santo como Eu as Vivi”, tem dois objetivos: estimular a capacidade cognitiva e a criatividade no campo da expressão escrita e da expressão visual dos utentes da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, enquanto sensibiliza a sociedade para a inclusão desta população na vida da comunidade.

Podem participar no concurso todos os utentes da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, individualmente ou em equipa, em todo o arquipélago com uma obra de expressão escrita ou visual.

O passatempo decorre nos meses de maio e junho de 2021, sendo que as obras devem ser entregues até ao dia 9 de julho de 2021. Os premiados serão divulgados a 21 de julho.


Refira-se que o programa de Voluntariado da Saúde da ASSM integra três grandes projetos: o apoio ao doente e à família, que integra um banco de equipamentos técnicos e a formação de voluntários; a promoção de sessões culturais e a humanização dos espaços.

O regulamento deste passatempo pode ser consultado em: https://www.acorianooriental.pt/files/multimedia/docs/331.pdf.

Leonor Anahory referiu ainda que a primeira edição do concurso foi um grande sucesso, não só pelo envolvimento dos utentes em cuidados continuados, mas também pelo estreitar de relações com os profissionais de saúde que os apoiam.

“Com o passatempo anterior, sentimos uma grande envolvência também por parte dos profissionais de saúde”, destacou, realçando que “conseguimos chegar à comunidade dando a conhecer  quem está a receber cuidados continuados”.


Convite à comunidade a colaborar na angariação dos prémios

A Associação Seniores de São Miguel convida a comunidade a colaborar na angariação dos prémios a atribuir no âmbito deste passatempo às melhores obras, assim às instituições participantes.

“Com este passatempo também convidamos a comunidade em geral a colaborar na angariação de prémios a atribuir neste passatempo, os quais terão como propósito servir as necessidades dos utentes, assim como das Unidades de Cuidados Continuados”, explicou a a presidente da direção da ASSM, Leonor Anahory.

Para colaborar nesta angariação, cada cidadão em nome individual ou empresarial fazer um donativo à Associação Seniores de São Miguel.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados