Diretor Geral de Educação é o novo secretário de Estado de Nuno Crato

Fernando Egídio Reis, o novo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, é professor de história, foi adjunto de Nuno Crato nos primeiros meses de mandato e agora estava à frente da Direção-Geral da Educação (DGE).


 

Antes da DGE, Fernando Egídio Reis foi Diretor-Geral da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, um outro organismo do Ministério da Educação, onde exerceu funções de director geral entre agosto de 2011 e janeiro de 2012.

Egídio Reis chegou ao Governo precisamente em 2011 e começou por ser adjunto do Ministro da Educação e Ciência nos primeiros dois meses de mandato de Nuno Crato, entre junho e agosto daquele ano.

A licenciatura em História, curso que tirou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1982, permitiu-lhe ingressar na carreira docente assim que terminou o curso.

Nove anos depois passou a fazer parte dos quadros da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada, segundo a nota curricular divulgada pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP).

Já nos anos 90, Egídio Reis passou a investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Em 1999, tirou um mestrado em História e Filosofia das Ciências, pela Faculdade de Ciências e da Tecnologia (FCT/UNL), e em 2007 tira um doutoramento em História e Filosofia das Ciências, pela mesma faculdade.

Fernando Egídio Reis irá tomar posse terça-feira, pelas 17:00, segundo uma informação avançada hoje pela Presidência da República.

O chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, aceitou a proposta apresentada pelo primeiro-ministro de exoneração de João Grancho do cargo de secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, que foi tornada pública na passada sexta-feira.

"Nos termos da mesma norma constitucional, o Presidente da República aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação do Prof. Doutor Fernando José Egídio Reis para o mesmo cargo", lê-se ainda na nota divulgada pelo gabinete do chefe de Estado.

Na sexta-feira, o ministério da Educação anunciou que a demissão do então secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, que justificou o pedido de abandonar o governo alegando "motivos de ordem pessoal".

A demissão surgiu no dia em que o jornal Público noticiou que o secretário de Estado tinha plagiado textos em 2007, quando era presidente da Associação Nacional de Professores (ANP).

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP