Açoriano Oriental
Sudão
Destacamento da força ONU para Darfur poderá ser atrasado
O destacamento da futura força ONU-União Africana no Darfur poderá ser atrasado, porque ainda não dispõe de mobilidade aérea e de unidades especiais indispensáveis, advertiu quarta-feira um alto responsável das Nações Unidas.

Autor: Lusa / AO online
“O tempo está contado”, afirmou à imprensa Jean-Marie Guéhenno, chefe das operações de manutenção de paz da ONU, após discussões no Conselho de Segurança sobre o destacamento da força “híbrida” de cerca de 26.000 homens, cujos primeiros elementos devem estar no terreno no início de 2008.

“Para a primeira fase de 2008, necessitamos de uma força que seja capaz de fazer frente, porque pensamos que a missão será posta à prova e caso não consiga superar essa prova de forma credível isso será muito mau para os nossos esforços no Darfur”, acrescentou.

“Faltam-nos 18 helicópteros de transporte e seis helicópteros tácticos. Sem essas capacidades, a missão não terá a mobilidade necessária para reforçar um campo isolado que seja atacado ou para prestar auxílio a uma população que seja atacada”, indicou Guéhenno.

Jean-Marie Guéhenno acrescentou que a força mista ainda não tem a autorização do governo sudanês para destacar certas unidades não africanas indispensáveis para a sua eficácia.

“Não temos ainda uma visão clara sobre a possibilidade de destacar certas unidades não africanas no início da missão”, afirmou.

Tratam-se de quatro unidades: um batalhão de infantaria tailandês, duas companhias de reserva nepalesas, uma delas de forças especiais, e uma companhia fornecida por países nórdicos, referiu.

O governo de Cartum, que durante muito tempo se opôs ao destacamento dessa força para o seu território, acabou por aceitar com a condição de que seja essencialmente composta por soldados africanos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados