O BE quer a Assembleia açoriana a discutir propostas que combatam, quer o aumento do número de desempregados, quer os efeitos do desemprego nas famílias, levando para este debate de urgência iniciativas próprias. O AO sabe que o grupo parlamentar bloquista deverá nesta terça-feira recuperar propostas chumbadas pela maioria aquando da discussão do Plano e Orçamento regionais, assim como outras inéditas.
Desde logo, a redução do tarifário eléctrico ou bolsas a estudantes universitários em famílias afectadas pelo desemprego. O BE diz-se ainda disponível para apoiar “boas propostas”.
Quanto à iniciativa do PSD, deverá ter lugar amanhã de manhã e os sociais-democratas, para além das perguntas ao Executivo liderado por Carlos César deverão também recuperar algumas das iniciativas que têm vindo a defender para apoio às empresas e, consequentemente, manutenção dos postos de trabalho.
Incontornável deverá, também, ser o tema da revisão da Lei de Finanças Regionais aprovada na Assembleia da República.
Assembleia Legislativa Regional
Desemprego em discussão no Parlamento açoriano
Um debate de urgência, pedido pelo Bloco de Esquerda e uma interpelação ao Governo Regional, apresentada pelo PSD, sobre a situação do desemprego na Região, vão esta semana dominar os trabalhos parlamentares na cidade da Horta, no Faial.
Autor: Olímpia Granada
