Açoriano Oriental
Desafio de Cultura Geral dos Açores chega a escolas do continente

Pela primeira vez, não serão apenas os alunos dos Açores a participar. Alunos de escolas de Coimbra, Évora e Lisboa vão responder a questões sobre as nove ilhas usando o Kahoot!

Desafio de Cultura Geral dos Açores chega a escolas do continente

Autor: Paula Gouveia

Tornou-se viral um vídeo de uma entrevista realizada pela RTP/Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) em que dois jovens pouco mais souberam dizer sobre o que conhecem dos Açores do que “as vacas”, e nem o número de ilhas do arquipélago souberam responder.

A Desliga – Associação de Promoção da Cidadania Digital, promotora do Desafio Kahoot – Cultura Geral dos Açores quer contrariar estes estereótipos, e dar um contributo, através da aprendizagem por jogo, para um maior conhecimento sobre os Açores e a herança cultural açoriana, não só junto dos alunos das nove ilhas, como do resto do país.
E, assim, depois de já ter conseguido que quase todas as escolas açorianas participem na iniciativa, está a envolver, pela primeira vez, escolas no território continental, nomeadamente de Coimbra, Évora e Lisboa, numa experiência-piloto, revela José Freire, da associação Desliga.

Participam, neste desafio que combina aprendizagem, competição e diversão, cinco agrupamentos de escolas, através das respetivas bibliotecas escolares: Agrupamento de Escolas Reguengos de Monsaraz; Agrupamento de Escolas Lima de Faria; Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja; Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide; e Agrupamento de Escolas Aqua Alba.

O objetivo, contudo, é continuar a expandir este jogo que usa a plataforma Kahoot para colocar os alunos a responder a perguntas, em qualquer dispositivo móvel, sobre história, cultura, geografia e particularidades açorianas, e no próximo ano, envolver mais agrupamentos escolares do país.

A Desliga já enviou toda a informação, os Kahoot e respetivos pins de acesso para as bibliotecas escolares destes agrupamentos, estando estas a distribuí-los aos alunos que já estão a treinar. E, em maio, a associação irá a estas escolas, para fazer uma final de escola e oferecer prémios aos vencedores.

Além da expansão do desafio a mais escolas do país, a associação gostaria de, no futuro, poder realizar fases distritais, e dar como prémio aos vencedores uma visita aos Açores. Mas isso só será possível se forem reunidos os apoios necessários, sendo que a Desliga tem contado, até ao momento, com o patrocínio da Nos Açores e da Letras Lavadas.

O Desafio nos Açores tem algumas particularidades: para os alunos do ensino secundário dos Açores, há uma versão em inglês; e a associação promove, além de uma fase de escola (em ilhas onde há mais do que uma escola) - em que são selecionados três alunos por cada um dos quatro escalões (correspondentes a cada ciclo de ensino) -, uma fase de ilha, e uma fase regional.

Na Região, neste ano letivo, estão a participar, na sexta edição do Desafio Kahoot, escolas de oito ilhas - a exceção é o Faial, sendo que nas restantes ilhas a adesão é de quase todas as escolas. “Em São Miguel, por exemplo, só uma escola não concorre”, diz José Freire que adianta também que aqui já decorre a fase de escola, estando já programadas algumas fases de ilha para abril.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados