Açoriano Oriental
Deputado independente pondera continuidade de apoio ao Governo dos Açores

O deputado independente Carlos Furtado revelou que está a ponderar a continuidade do apoio ao governo açoriano, acusando o PPM, que integra o executivo, de “rasgar” o acordo parlamentar devido ao orçamento da Assembleia Regional.

Deputado independente pondera continuidade de apoio ao Governo dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Num comunicado, o deputado independente afirma que o acordo de incidência parlamentar assinado com os partidos do executivo (PSD, CDS-PP e PPM) está “ferido de morte”, devido às críticas que recebeu do líder monárquico Paulo Estêvão durante a discussão do orçamento do parlamento açoriano.

Sem o apoio do deputado independente, o Governo dos Açores não tem a maioria na Assembleia Legislativa Regional.

“Carlos Furtado entende que o assunto vai merecer a sua reflexão e só estará disponível a discutir a continuação do seu apoio à atual solução governativa com José Manuel Bolieiro”, lê-se no comunicado.

Na sexta-feira, o orçamento da Assembleia Legislativa foi aprovado durante o plenário com os votos favoráveis de todas a as bancadas, à exceção de Carlos Furtado, que votou contra.

O independente reconhece que foi visado por “vários parlamentares”, mas considera que a “crítica mais estranha” foi “deputado eleito pela ilha do Corvo”, o líder do PPM, que o acusou de “populista e demagogo”.

Carlos Furtado lembra que, no acordo de incidência parlamentar que suporta o Governo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, está prevista uma “redução do número de deputados” no parlamento açoriano.

O parlamentar diz não estar “surpreendido com a posição de Paulo Estevão que tem assumido, ao longo desta legislatura, uma injustificada sede de protagonismo e poder, mostrada nas exigências governativas desproporcionais aos resultados eleitorais do PPM”.

O deputado, que foi eleito em outubro de 2020 pelo Chega, mas que se tornou independente em julho de 2021, realça que “não tem sido dada a devida importância aos 2.960 eleitores” que o elegeram.

O Governo Regional depende do apoio dos partidos que integram o executivo, da IL, do Chega e do deputado independente.

A Assembleia Legislativa dos Açores é composta por 57 deputados e, na atual legislatura, 25 são do PS, 21 do PSD, três do CDS-PP, dois do PPM, dois do BE, um da Iniciativa Liberal, um do PAN, um do Chega e um deputado independente (eleito pelo Chega).

O parlamento dos Açores prevê gastar em 2023 mais de 14,3 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre neste órgão e que representa mais 1,7 milhões de euros do que o orçamento inicial deste ano.

Quando passou a independente, Carlos Furtado, garantiu “todo o apoio necessário” ao Governo dos Açores, recusando a elaboração de um novo acordo de incidência parlamentar apesar de se ter desvinculado do Chega.

“Transmiti ao presidente do Governo Regional que terá, da minha parte, todo o apoio necessário. Os documentos assinados, os compromissos de honra efetuados no final de 2021, aquando da instalação da Assembleia Regional, serão os compromissos que serão mantidos”, disse então Furtado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados