Açoriano Oriental
Decisão de inglês nos curriculos no 1º ciclo peca por tardia
A Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) elogiou esta terça-feira a passagem do inglês a disciplina curricular obrigatória no 1º ciclo, iniciativa que "peca por tardia", e está "expectante" por saber como será implementada.
Decisão de inglês nos curriculos no 1º ciclo peca por tardia

Autor: Lusa/AO Online

 

“Se por um lado a iniciativa é louvável, peca por tardia. Evidentemente vem ao encontro do que a APPI sempre defendeu relativamente à introdução da disciplina de inglês no 1. ºciclo”, afirmou hoje o presidente da APPI, Alberto Gaspar, em declarações à Lusa.

O ministro da Educação anunciou na segunda-feira a intenção de os alunos do 1.º ciclo passarem a ter inglês como disciplina curricular obrigatória, tendo pedido ajuda ao Conselho Nacional de Educação para fazer a mudança.

“A APPI concorda evidentemente com a iniciativa, simplesmente estamos expectantes porque não conhecemos, não fazemos ideia como é que essa conversão de extracurricular para curricular vai ser feita, com que perfil de professores, [qual será a] carga horária semanal. Enfim, não sabemos nada”, disse Alberto Gaspar.

O dirigente recordou que o inglês foi introduzido no 1.º ciclo no ano letivo de 2005/2006 com caráter extracurricular, “que mantém até hoje, embora com oferta obrigatória, que este ano já não existe”.

“Primeiro esteve como uma experiência, em 2005/2006, e depois foram criadas as Atividades de Enriquecimento Curriculares (AEC), juntamente com a Educação Musical e a Atividade Desportiva, sempre com caráter extracurricular. A APPI esteve sempre contra esta medida e disse-o sempre aos vários ‘ministérios’ da Educação”, referiu.

Alberto Gaspar acusou a tutela de, desde julho, ter “usado alguma inconsistência no anúncio de certas medidas, que são medidas e contra medidas”.

O presidente da APPI reforçou que “a medida em si é positiva, mas resta saber se vai ser alargada aos quatro anos do 1.º ciclo, se fica pela metade.

“Enfim, ficamos à espera”, afirmou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados