Custos com construção de habitação abrandam queda em Outubro

Os custos para construção de habitação nova voltaram a cair em Outubro, recuando 1,3 por cento face a igual período de 2008, após uma quebra de 1,8 por cento em Setembro, segundo dados hoje divulgados pelo INE.


A tendência "menos negativa", que se verifica pelo terceiro mês consecutivo, explica-se por uma quebra menor nos preços dos materiais, que baixaram 6 por cento em Outubro, após um recuo de 7 por cento em Setembro, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu comunicado.

Os custos com a mão-de-obra aumentaram 2,8 por cento em Outubro, face a igual mês do ano anterior, após 2,9 por cento no mês anterior.

Face a Setembro, o índice de custos de construção de habitação manteve-se inalterado, já que os custos com a mão-de-obra estabilizaram, os dos materiais recuando 0,1 por cento.

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal