Cumprimento das regras melhorou muito desde 2006

 O inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, disse hoje à Lusa que o cumprimento das regras sanitárias melhorou muito em relação a 2006, referindo o grande esforço nas áreas de restauração e bebidas.


“Tem existido um esforço muito grande na área da restauração e das bebidas, com taxas de incumprimento muito inferiores em relação a 2006”, adiantou António Nunes, acrescentando registar “com agrado a preocupação dos operadores económicos pelo cumprimento da lei”.

A ASAE iniciou hoje, às 07:00, a nível nacional, uma operação de controlo de estrada para fiscalizar as condições de transporte e distribuição de bens alimentares.

“A preocupação da ASAE é assegurar que os produtos são transportados entre o produtor e o cliente final com garantias" de qualidade, explicou o inspetor-geral da ASAE durante a operação ‘Controlo de Estrada’.

"Junto à Páscoa e ao Natal, este órgão da polícia criminal costuma intensificar a fiscalização de forma a dar garantias aos cidadãos de que podem consumir produtos em condições", referiu.

Na operação de hoje, a unidade da ASAE que se encontra junto à ponte 25 de Abril, em Lisboa, detetou, desde as 07:00, três situações de ilegalidade, duas por transporte incorreto de alimentos e uma por contrafação, avançou António Nunes.

A operação vai decorrer até às 10:30, para verificar a “temperatura, rotulagem, proveniência e o licenciamento, dependendo do tipo de atividade em causa”, como explicou à Lusa um dos inspetores na área da investigação.

Esta operação decorre em vários locais a nível nacional, Lisboa, Porto, Castelo Branco, Évora, Faro, Santarém e Quarteira entre outros.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024