Açoriano Oriental
Criado grupo de trabalho para revisão do Plano Ordenamento Turístico dos Açores

O Governo dos Açores constituiu um grupo de trabalho para coordenar a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), segundo um despacho publicado no Jornal Oficial.

Criado grupo de trabalho para revisão do Plano Ordenamento Turístico dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o documento, o grupo de trabalho, que será presidido por Rui Coutinho Pereira, técnico superior da Direção Regional do Turismo, terá “âmbito técnico” e visa a “organização procedimental, orientação dos consultores, caso existam, e da equipa técnica”.

Outras das metas são o “acompanhamento da execução contratual, preparação e organização de reuniões e outros eventos, entre outras tarefas necessárias para a boa prossecução do presente procedimento”, lê-se no despacho da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

O executivo açoriano refere que o grupo secunda a aprovação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – Horizonte 2030 [PEMTA2030], através da resolução do Conselho do Governo n.º 123/2023, de 09 de agosto de 2023.

De acordo com o Governo Regional, importa “territorializar a nova visão, missão e objetivos estratégicos para o turismo dos Açores, plasmados no PEMTA2030, numa perspetiva de qualificação dos ativos identitários e qualificadores da experiência turística e de promoção dos produtos estratégicos definidos, tendo por base a sustentabilidade do destino turístico e, quando possível, a assunção da sua capacidade regenerativa”.

Pretende-se a implementação de um “instrumento de planeamento e gestão territorial do setor do turismo, inovador e eficaz, na linha do que de melhor se faz noutros destinos turísticos internacionais sustentáveis”, contribuindo para a “salvaguarda e valorização dos recursos naturais, ambientais e paisagísticos”, segundo o despacho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados