Açoriano Oriental
Ucrânia
Costa comunica a Zelensky que Portugal vai reforçar apoio humanitário

O primeiro-ministro falou ao telefone com o Presidente da Ucrânia e adiantou ter comunicado a Volodymyr Zelensky que Portugal reforçará o apoio humanitário e participará na “fórmula para a paz” proposta pelo chefe de Estado ucraniano.

Costa comunica a Zelensky que Portugal vai reforçar apoio humanitário

Autor: Lusa/AO Online

Os assuntos abordados na conversa telefónica com o Presidente da Ucrânia foram transmitidos por António Costa através da sua conta na rede social Twitter.

“Falei hoje com o Presidente [Volodymyr] Zelensky. Portugal irá reforçar o apoio humanitário e militar à Ucrânia e vai também participar ativamente na Fórmula para a Paz proposta pelo Presidente Zelensky”, escreveu o líder do executivo português.

O primeiro-ministro português esteve em Kiev em 21 de maio passado, reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e manifestou a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia, ou, como hipótese alternativa, patrocinar a reconstrução de uma zona territorial a indicar pelas autoridades ucranianas.

Entre as opções de reconstrução de zonas destruídas na Ucrânia, o líder do executivo português manifestou preferência pela referente às escolas e jardins de infância, dizendo que o Estado Português tem experiência recente na execução desses programas de modernização de estabelecimentos de ensino.

Em Kiev, no final de uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, António Costa assinou um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.

Um mês depois da sua deslocação a Kiev, em 21 de junho passado, António Costa e Volodymyr Zelensky falaram ao telefone sobre o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.

Nessa conversa, o primeiro-ministro confirmou “o apoio de Portugal à concessão à Ucrânia do estatuto de candidato no seu processo de adesão à União Europeia”.

O primeiro-ministro revelou também ter comunicado ao Presidente da Ucrânia a disponibilidade de Portugal “para aprofundar o apoio político e técnico ao processo de adesão ucraniano”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados