Açoriano Oriental
Coreia do Sul dispara tiros de advertência após 'drones' norte-coreanos invadirem o seu território

Governo da Coreia do Sul declarou que disparou tiros de advertência depois de ‘drones’ [aparelhos aéreos não tripulados] da Coreia do Norte terem violado o espaço aéreo sul-coreano.

Coreia do Sul dispara tiros de advertência após 'drones' norte-coreanos invadirem o seu território

Autor: Lusa/AO Online

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que vários ‘drones’ norte-coreanos cruzaram hoje a fronteira entre os dois países e foram detetados no território sul-coreano.

Os militares da Coreia do Sul transmitiram alertas e dispararam tiros de advertência antes de lançar caças e helicópteros de ataque para abater os ‘drones’ norte-coreanos, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.

As autoridades sul-coreanas não informaram se os ‘drones’ foram abatidos.

É a primeira vez que ‘drones’ norte-coreanos entram no espaço aéreo sul-coreano desde 2017, quando um suposto aparelho não tripulado foi encontrado caído na Coreia do Sul. Nesta ocasião, os militares sul-coreanos disseram que o drone fotografou um sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte já havia divulgado o seu programa de ‘drones’ e autoridades sul-coreanas afirmaram que os norte-coreanos teriam cerca de 300 destes aparelhos.

Em 2014, vários ‘drones’ norte-coreanos suspeitos foram encontrados ao sul da fronteira. Especialistas disseram que estes eram de baixa tecnologia, mas poderiam ser considerados uma ameaça potencial à segurança.

Na sexta-feira, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção às suas águas orientais, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. O lançamento foi visto como um protesto contra os exercícios aéreos conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Este ano, a Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de mísseis. Recentemente, os norte-coreanos também afirmaram ter realizado grandes testes necessários para lançar o seu primeiro satélite espião e um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados