Contrato entre Universidade dos Açores e República vai ser revisto

O contrato-programa entre o Governo da República e a Universidade dos Açores (UAc) vai ser revisto, revelou a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reiterou o “compromisso” da República no financiamento à academia.



“O contrato vai ser revisto porque já tem algum tempo (…). Eu estou em funções há três meses. Vamos agora finalizar o acordo que foi feito ainda no anterior governo”, declarou Elvira Fortunato, na sede da Presidência do Governo dos Açores, em Ponta Delgada, após uma audiência com o líder do executivo açoriano, o social-democrata José Manuel Bolieiro.

A nova reitora da UAc, Susana Leal, lembrou na terça-feira que os “compromissos [financeiros] assumidos” pelo Governo da República, em 2020, “continuam por honrar”, no âmbito de um contrato-programa que previa, entre aquele ano e 2023, um reforço financeiro da academia em 1,2 milhões de euros anuais, que nunca se concretizou.

Esta segunda-feira, Elvira Fortunato reiterou o “compromisso” do Governo da República no financiamento à academia açoriana, que tem polos em três ilhas: São Miguel, Terceira e Faial.

“Se houve um compromisso da República, o compromisso é, como todos os compromissos, para ser honrado”, reforçou.

A ministra rejeitou avançar com prazos e valores acerca do contrato de financiamento à UAc, que disse estar em “fase final de assinaturas”.

“A data exata não posso dizer, mas vai ser com a maior brevidade possível. Estamos a falar de financiamento que já devia ter decorrido há algum tempo. Os valores não posso dizer exatamente quais são, porque vão ter de ser finalizados”, assinalou.

A governante reconheceu que o assunto estava “pendente há algum tempo”, apontando “algumas intempéries”, como a “alteração do governo” e as eleições legislativas, para a não concretização do contrato.

“O facto de ter vindo cá [aos Açores] é para que esses problemas que ocorreram sejam resolvidos e, acima de tudo, termos soluções. Nós somos de soluções. Não somos pessoas de problemas”, destacou.

O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) destacou o “total apoio e empenho” do executivo regional na celebração do contrato entre o Governo da República e a Universidade dos Açores.

“Notei hoje com enorme satisfação nesse encontro com a senhora ministra que o nó górdio deste histórico desde 2020 que se tem revelado em incumprimento tem agora o empenho pessoal da senhora ministra para a sua resolução”, declarou Bolieiro.

A 17 janeiro, o então reitor UAc João Luís Gaspar, criticou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que se “recusou a assinar” o contrato-programa de financiamento à academia que tinha sido acordado.


PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA