Açoriano Oriental
Contas públicas dos Açores sem impacto no défice do país em 2012
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, reiterou hoje que as contas públicas da região não tiveram qualquer impacto percentual no défice do país em 2012.
Contas públicas dos Açores sem impacto no défice do país em 2012

Autor: Lusa/AO Online

"Ainda mais relevante é o facto de as necessidades líquidas de financiamento dos Açores, de acordo com o INE e Banco de Portugal, terem representado no último ano apenas 0,0001 do PIB nacional", frisou, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, em reação ao relatório divulgado, na terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal com o apuramento definitivo das contas públicas do país relativas a 2012.

Sérgio Ávila destacou ainda que "os Açores cumpriram integralmente as metas orçamentais com que se tinham comprometido para 2012 e até tiveram resultados melhores do que se tinham comprometido", sendo "a única região do país" cujas contas públicas não apresentaram "qualquer correção ou alteração".

Segundo o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, as necessidades líquidas de financiamento da região foram, em 2012, de "apenas 15 milhões de euros [0,4% do PIB regional], enquanto na Madeira o défice orçamental atingiu 175 milhões de euros e, no país, 10.641 milhões de euros [6,4% do PIB nacional]".

Para Sérgio Ávila, os dados agora conhecidos comprovam que o valor da dívida pública "corresponde ao que consta nas contas divulgadas pelo Governo da Região".

"Já não restam dúvidas de que o valor da dívida pública regional é só um: é o valor apurado pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal, que confirma exatamente o que tinha sido afirmado pelo Governo dos Açores", salientou.

No total, a dívida direta e indireta da Região e das empresas públicas consideradas no âmbito do perímetro da administração pública regional é de 723 milhões de euros, o que corresponde a 18% do PIB dos Açores. Sérgio Ávila destacou que a nível nacional a dívida pública é de 124% do PIB e na Madeira é 78% do PIB da região.

"Os dados divulgados constituem mais um contributo para a credibilidade externa da nossa Região, porque, uma vez mais, as autoridades estatísticas nacionais confirmam o rigor, a transparência e a boa gestão das finanças públicas regionais e demonstram e evidenciam que os Açores não foram, nem são, parte do problema de consolidação orçamental do país", sublinhou hoje Sérgio Ávila.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados