Consumo privado e atividade económica voltam a recuperar

O consumo privado e a atividade económica voltaram a recuperar em agosto, mas mantendo-se ainda negativos, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.


De acordo com os Indicadores de Conjuntura do banco central, o indicador coincidente para a evolução homóloga tendencial da atividade económica, que em julho era de -1,0%, passou para os -0,5% no mês de agosto.

No mesmo sentido, o indicador coincidente para a evolução homóloga tendencial do consumo privado também registou uma recuperação, passando dos -2,2% de julho para os -1,6% no mês passado.

Em termos homólogos, o comportamento dos indicadores da atividade económica e do consumo privado também apresentaram melhorias: em agosto de 2012, o da atividade económica estava nos -3,2% (agora está nos -0,5%) e o do consumo privado estava nos -5,3% (contra os -1,6% registados no mesmo mês deste ano).

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações