Congresso das casas pode implicar fecho de algumas

O Congresso das Casas do Benfica, que decorre nos Açores entre 11 e 13 de Outubro, pode determinar "o encerramento de muitas destas associações", disse hoje o presidente da Casa do Benfica da Ilha Terceira.


    Em declarações à Agência Lusa, Fausto Costa, escusou-se a revelar os motivos que podem levar ao encerramento, sustentando apenas que "as casas do Benfica existem para estar ao serviço do clube e não para servir as pessoas que as dirigem".

    “É preciso igualmente que o clube se aproxime das suas casas, aprofunde o diálogo, uniformize a sua imagem, que as reconheça como verdadeiros membros e molas impulsionadoras da unidade dos benfiquistas pelo mundo”, referiu o presidente da casa “encarnada”, responsável pela organização do congresso.

    O Congresso das Casas do Benfica reúne entre quinta-feira e domingo mais de três centenas de benfiquistas entre os quais o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, e algumas antigas glórias “encarnadas” como Eusébio, Humberto Coelho, Coluna ou Rui Águas.

    Fausto Costa considerou que neste encontro “é fundamental garantir que o clube quando pretender lançar e, posteriormente, comercializar um novo produto da marca Benfica deve pedir a opinião dos responsáveis pelas suas casas”.

    Como argumento sublinhou que “se o Benfica quiser atingir a meta dos 300 mil sócios, que é pedida pelo seu presidente, esta só será conseguida, quase de certeza, através do trabalho e contributo das suas casas”.

    Fausto Costa recusa que o congresso seja “uma acção de formação”, mas um espaço “onde o clube tem de perceber que pode aproveitar o trabalho gratuito e desinteressado que fazemos pelo Benfica”.

    O Congresso abre formalmente na manhã de sexta-feira, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e encerra Sábado no auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória com a presença de Luís Filipe Vieira.

    Durante os trabalhos vai ser debatido o relacionamento “Clube/Casas do Benfica”, “Uniformização das Casas”, “Formação no SLB e o envolvimento das Casas”, “Contabilidade e Gestão” e “Formas de Quotização Futura”.
PUB

Uma mulher ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida por estar “fortemente indiciada” do crime de homicídio de um irmão, em Vila Franca do Campo, em São Miguel, Açores, anunciou a Polícia Judiciária (PJ).