Confirmação do Estatuto por maioria simples

A conferência de líderes parlamentares decidiu hoje que basta a maioria simples para a confirmação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, sexta-feira na Assembleia da República.


  No final da reunião, o presidente da Assembleia, Jaime Gama, explicou aos jornalistas que sexta-feira serão votadas as propostas de alteração à lei (uma do PSD e duas do PCP) e uma votação que é “uma deliberação política de confirmação do diploma”.

    A bancada do PSD já defendeu que seriam necessários dois terços dos deputados para confirmar a lei.

    A 02 de Dezembro, o PS anunciou que iria confirmar o diploma vetado a 27 de Outubro pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e por duas vezes aprovado por unanimidade no Parlamento.

    Se for confirmado na sexta-feira sem qualquer alteração, Cavaco Silva é obrigado, constitucionalmente, a promulgar a lei no prazo de oito dias.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares