Açoriano Oriental
Visita
Condoleezza Rice em Lisboa quinta e sexta-feira
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, vai estar quinta e sexta-feira em Lisboa para encontros com o primeiro-ministro, José Sócrates, e com o seu homólogo, Luís Amado, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Condoleezza Rice em Lisboa quinta e sexta-feira

Autor: Lusa/AO online
    Da agenda dos encontros da chefe da diplomacia norte-americana constam as relações bilaterais, a situação nos Balcãs e no Cáucaso e as relações transatlânticas, segundo a mesma fonte.

    Rice chega a Lisboa na quinta-feira ao final da manhã e reúne-se com José Sócrates às 19:00, na residência oficial de São Bento.

    Sexta-feira, tem um pequeno-almoço de trabalho seguido de conferência de imprensa com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, às 09:00, no Palácio das Necessidades.

    À margem da visita do Presidente da República à Polónia, Luís Amado disse hoje que o seu encontro com a secretária de Estado norte-americana será um "de rotina" em que serão abordados pontos da agenda internacional, como as relações da Europa com a Rússia.

    "Será um encontro de rotina, onde serão passados em revista as relações bilaterais entre os dois países e alguns pontos importantes da agenda internacional", disse.

    A visita da chefe da diplomacia norte-americana a Portugal é a primeira etapa de uma digressão que a vai levar ainda à Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

    Antes de partir de Lisboa, Condoleezza Rice preside a uma cerimónia na embaixada dos Estados Unidos em Lisboa para assinalar o 25º aniversário da inauguração do edifício da representação diplomática na Avenida das Forças Armadas.

    O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, classificou a visita à Líbia como "histórica", dado tratar-se da "primeira vez desde 1953 que um secretário de Estado norte-americano visita a Líbia", e indicou que Rice tem previsto reunir-se com o líder líbio, Muammar Kadhafi.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados