Açoriano Oriental
Concurso para remodelação do matadouro do Pico lançado até junho

O projeto de remodelação do matadouro da ilha do Pico, num investimento de cinco milhões de euros, está em fase de revisão e o concurso será lançado "ainda no primeiro semestre de 2023”, anunciou o PSD/Açores.


Concurso para remodelação do matadouro do Pico lançado até junho

Autor: Lusa/AO online

A informação foi avançada pelo deputado Carlos Freitas, eleito pelo Pico, que falava à saída de uma visita às instalações do matadouro da ilha, inserida no programa das jornadas parlamentares do partido, que decorrem até quinta-feira.

Segundo o parlamentar, citado numa nota de imprensa, o investimento a realizar na remodelação e reestruturação do matadouro do Pico, cujo valor ascende a cinco milhões de euros, insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

“O projeto, que se encontra numa fase de revisão, será lançado a concurso ainda no primeiro semestre de 2023”, adiantou Carlos Freitas aos jornalistas.

Ainda de acordo com o deputado do PSD/Açores, “a obra prevê o aumento das zonas dedicadas aos trabalhadores, à abegoaria, assim como o aumento da sala de desmancha e capacidade de frio que passará de 160 para 290 animais”.

O parlamentar destacou ainda o crescimento do número de animais abatidos na ilha do Pico "a rondar os 13%, acompanhando a evolução no arquipélago a pontuar-se nos 5,6%, em 2022", lê-se na mesma nota.

“É este o caminho. O caminho de aumentar cada vez mais a exportação de animais em carcaça, em detrimento do gado vivo. Trata-se igualmente de uma forma de aumentar os rendimentos da ilha e dos produtores”, acrescentou.

Carlos Freitas defendeu “a compensação dos produtores de carne e de leite, tendo em conta o esforço que se verifica ao nível da mão-de-obra, de trabalho, da aquisição das matérias-primas, numa altura em que a crise inflacionista afeta os custos da produção”.

“Este esforço deve ser compensado pela qualidade e pela excelência intrínseca dos produtos propriamente ditos”, sustentou.

O parlamentar social-democrata anunciou que “está assegurada por mais um ano a certificação para a segurança alimentar, bem como a certificação do bem-estar animal nas unidades industriais do Pico, Terceira e São Miguel, estendendo-se às restantes unidades”.

O grupo parlamentar do PSD/Açores prossegue na quarta-feira os encontros de trabalho na ilha do Pico, começando pela visita ao Entreposto Frigorífico da Madalena, lê-se na nota divulgada pelo gabinete de imprensa do partido.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados