Covid-19

Comissão de acompanhamento não recomenda confinamento geral nos Açores

A Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores não recomendou ao Governo Regional a adoção de um confinamento geral, devido à Covid-19, em todo o arquipélago, revelou o seu presidente.



“Não recomendei o confinamento geral em todo o lado, se bem que no documento que foi enviado para o Governo está colocado como uma das possibilidades de intervenção, mas não foi recomendado que fosse seguido esse modelo”, afirmou o presidente da comissão, Gustavo Tato Borges, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Gustavo Tato Borges admitiu que as medidas adotadas no continente português poderiam ser replicadas “quer em todo o arquipélago, quer nas zonas mais problemáticas”, mas frisou que a comissão não assume medidas “por cópia daquilo que fazem noutros locais”.

“Percebemos o impacto que isto tem na vida local, percebemos a aflição dos próprios autarcas que pedem medidas mais duras. A verdade é que acreditamos que as medidas que estão implementadas neste momento são as medidas ideais”, salientou.

O Conselho de Governo vai reunir-se esta quarta-feira para decidir se é necessário implementar novas medidas de contenção da pandemia nos Açores.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024