Açoriano Oriental
Clero de Lisboa saúda cardeal Américo Aguiar na véspera da posse em Setúbal

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, considera, numa carta dirigida ao clero da diocese, que o legado que o cardeal Américo Aguiar deixa em Lisboa “será tão duradouro quanto a intensidade do marcante projeto da JMJ 2023 que liderou”.

Clero de Lisboa saúda cardeal Américo Aguiar na véspera da posse em Setúbal

Autor: Lusa/AO Online

Américo Aguiar, que no dia 26 toma posse como bispo de Setúbal, deixando as funções de bispo auxiliar de Lisboa, será alvo de uma saudação na quarta-feira, dia 25, durante a celebração da Dedicação da Sé Patriarcal.

Na carta, o patriarca informou que a celebração “será também de ação de graças ao Senhor pela presença, pelo trabalho e pela dedicação” do cardeal Américo Aguiar ao Patriarcado e à Igreja, enquanto bispo auxiliar de Lisboa.

Américo Aguiar, que foi elevado a cardeal no dia 30 de setembro, em Roma, foi nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco em 21 de setembro.

A tomada de posse como bispo titular de Setúbal decorre no dia 26 de outubro – data em que se comemoram 48 anos sobre a ordenação episcopal do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins -, às 18:00, na Sé local, enquanto a entrada solene na diocese terá lugar na tarde de domingo, dia 29.

Aquando da sua nomeação, manifestou-se “contente, feliz e animado” pela sua nomeação para liderar a diocese cujo primeiro titular foi o seu conterrâneo Manuel da Silva Martins, que ali esteve entre 1975 e 1998.

“Estou contente, estou feliz, estou animado. Nem todos os portugueses têm de ir para fora do país para concretizar a sua vocação, não é? Portanto, estou muito feliz por poder corresponder e sinto verdadeiramente a mão de Deus nesta nomeação do Papa Francisco. É a minha cara”, disse na ocasião, em entrevista conjunta à agência Lusa e à agência Ecclesia.

Nascido em Leça do Balio, Matosinhos, em 12 de dezembro de 1973, Américo Aguiar foi ordenado padre em 2001 e bispo em 2019.

É presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo sido o principal rosto da organização do encontro mundial de jovens com o Papa, que se realizou em Lisboa entre 01 e 06 de agosto deste ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados