Açoriano Oriental
TAP
Chega pede parecer à Comissão da Transparência sobre deputado do PS na comissão

O Chega pediu um parecer à Comissão da Transparência sobre a permanência do deputado socialista Carlos Pereira na comissão parlamentar de inquérito à TAP, alegando eventual conflito de interesses.

Chega pede parecer à Comissão da Transparência sobre deputado do PS na comissão

Autor: Lusa/AO Online

“Na audição à ex-CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, foi tornado público que o deputado Carlos Pereira participou numa reunião ocorrida em 17 de janeiro, precisamente na véspera da, na altura ainda, CEO ir ao parlamento prestar esclarecimentos sobre a demissão da ex-administradora Alexandra Reis”, escreveu o partido no requerimento divulgado.

No documento, o partido sublinha que quando questionado, o deputado do PS afirmou estar em causa uma comissão de inquérito à TAP “e não à atividade dos deputados”.

O presidente do Chega, André Ventura, defendeu na quarta-feira que o primeiro-ministro, António Costa, e o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, devem dar explicações sobre a reunião entre deputados socialistas, assessores governamentais e a CEO da TAP, em janeiro.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, André Ventura disse que há “explicações que, quer Eurico Brilhante Dias, quer António Costa, têm o dever de dar ao país”, defendendo que o objetivo desta reunião era, “claramente, condicionar o depoimento” de Christine Ourmières-Widener no parlamento.

O líder do Chega considerou que o deputado socialista Carlos Pereira, coordenador do PS na comissão parlamentar de inquérito e que a presidente executiva da TAP identificou como tendo estado presente nessa reunião, “não tem condições para continuar” a integrar esta comissão.

Também o PSD anunciou a intenção de pedir à Comissão da Transparência que se pronuncie sobre a presença do coordenador socialista na comissão de inquérito à TAP numa reunião com a presidente executiva da empresa na véspera da audição parlamentar de janeiro.

Durante a inquirição a Alexandra Reis, que decorreu na quarta-feira em sede parlamentar, o coordenador do PSD, Paulo Moniz, anunciou a entrega de um requerimento sobre a reunião realizada em 17 de janeiro, um dia antes da ida de Christine Ourmières-Widener à Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação e na qual estiverem presentes elementos dos ministérios e, pelo que se sabe até agora, o deputado do PS Carlos Pereira.

A antiga administradora da TAP Alexandra Reis assumiu que o valor da indemnização proposta inicialmente para sair da empresa (1,4 milhões de euros) era “muito expressivo”, mas sublinhou que as responsabilidades também o eram, referindo que não houve “justa causa”.

A ex-administradora acabou por sair da empresa com uma indemnização de meio milhão de euros, num processo que o parlamento está agora a tentar esclarecer.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados