Autor: Lusa/AOonline
O presidente do Governo Regional dos Açores visitou esta tarde a zona da costa norte da ilha Terceira atingida durante a madrugada pelo mau tempo, que provocou cerca de uma centena de desalojados.
O essencial e importante "nesta fase", sustenta Carlos César, é "acautelar bens" e "salvaguardar e conhecer situações de precariedade ou potencial perigo" para os moradores afectados.
Para o presidente do Governo Regional dos Açores, é necessário estudar as "alternativas" que cada família desalojada tem nesta fase, "seja por via de solidariedade familiar", através de "segundas habitações" ou, inclusive, por via de "uma ajuda provisória por parte do Governo".
Carlos César deixou também uma "mensagem" a todos os locais que estão "a dar o seu contributo nesta fase" de mau tempo na Terceira: "O nosso dever é ajudar-mo-nos uns aos outros (...) para que as acções de todos sejam úteis e coroadas de sucesso, e isso tem ocorrido, a boa vontade das pessoas é sempre o grande instrumento de sucesso nestas primeiras intervenções de emergência".
Na deslocação, Carlos César esteve acompanhado pelos secretários regionais do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, e do Ambiente, Álamo Menezes.