Açoriano Oriental
Cavaco alerta para resultado socialmente insuportável do saneamento contas públicas sem recuperação económica
O Presidente da República alertou hoje para o "resultado socialmente insuportável" que terá o saneamento das contas públicas, caso não seja acompanhado de recuperação económica e de criação de emprego
Cavaco alerta para resultado socialmente insuportável do saneamento contas públicas sem recuperação económica

Autor: Lusa/AO online

"O combate à crise financeira tem de incluir, obrigatoriamente, uma agenda voltada para a promoção do crescimento económico e de criação de emprego. O saneamento das finanças públicas terá um resultado socialmente insuportável se não for acompanhado de recuperação económica e de criação de emprego", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção no Instituto Universitário Europeu, em Florença.

Considerando que cabe à União Europeia um papel central na promoção desse objetivo, Cavaco Silva defendeu o reforço dos instrumentos de apoio à inovação e à competitividade e o estímulo à iniciativa económica e ao empreendedorismo.

Cavaco Silva, que já na intervenção que tinha proferido por ocasião das comemorações do 05 de Outubro tinha alertado para a importância da recuperação da economia, admitiu ainda estar particularmente preocupado com os níveis muito elevados de desemprego jovem na União Europeia, "fruto de uma economia anémica e pouco competitiva e das fortes medidas de contenção orçamental".

"As políticas de austeridade e as dificuldades que enfrentam os países mais endividados devem ser compensadas por políticas voluntaristas de crescimento e emprego promovidas pela União Europeia, por políticas expansionistas por parte dos países superavitários e por uma prudente redução da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu", preconizou.

Este é o caminho, acrescentou ainda, que permitirá garantir nesta fase difícil, "um horizonte de esperança e de confiança para todos os cidadãos da Europa, sem exceções".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados