Açoriano Oriental
Caso positivo foi detetado nos rastreios

O caso positivo de infeção por Covid-19, hoje registado nos Açores, foi detetado por via dos rastreios que a Autoridade Regional de Saúde está a efetuar. Homem de 35 anos com história de viagem ao exterior da Região encontrava-se em quarentena domiciliar.

Caso positivo foi detetado nos rastreios

Autor: Nuno Martins Neves

[Notícia atualizada às 16:46]

Na conferência de imprensa, Tiago Lopes assinalou que "já procedemos à identificação dos contactos próximos deste caso positivo, pese embora tenha estado de quarentena. como tem um agregado familiar associado, estamos à analisar". A Autoridade Regional de Saúdeexplicou que o caso positivo estava em quarentena domiciliária por se tratar de um dos casos excecionados de quarentena em unidade hoteleira.

"É uma pessoa que chegou à Região vindo de um voo de Portugal Continental no final de abril, tanto este como outros dois desse voo, sendo casos de força maior, foram excecionados para cumprir a quarentena domiciliária", explicou Tiago Lopes. exceções que podem estar relacionadas por motivos médicos, como não conseguirem cumprir a quarentena em unidade hoteleira.

Tiago Lopes acrescentou que "desde o início do surto e da implementação das medidas de quaretntena em domicilio e unidade hoteleira, sempre possibilitou estas causas de forças maiores para excecionar determinados casos. Temos situações em que as pessoas não podem permanecer em unidade hoteleira". Não falando em específico do caso positivo de hoje, a Autoridade Regional de Saúde exemplificou com "uma pessoa que tinha de fazer diálise peritoneal, e não o podia fazer num quarto de hotel"

Além do caso positivo, que eleva para 145 os casos registados nos açores, há a assinalar cinco recuperações nas 24 horas, dos quais dois utentes e dois profissionais de saúde do lar do Nordeste, e um habitante da ilha Terceira.

Até ao momento, já foram detetados na Região um total de 145 casos, verificando-se 83 recuperados, 15 óbitos e 47 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 39 em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.