Açoriano Oriental
Câmara vai criar Centros de Noite para idosos
Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou a criação no concelho de Centros de Noite
para apoio aos idosos. Novo polivalente dos Arrifes vai ser dos primeiros espaços a acolher nova valência.
Câmara vai criar Centros de Noite para idosos

Autor: Paula Gouveia
A Câmara Municipal de Ponta Delgada pretende criar centros de noite para idosos.
A medida anunciada por Berta Cabral, presidente da autarquia, no almoço com idosos nos Arrifes, tem por objectivo dar condições aos idosos de passarem as suas noites em segurança e tranquilidade, com o devido acompanhamento.
Para a autarca, a criação deste tipo de estruturas oferece vantagens aos idosos de Ponta Delgada, uma vez que lhes garante autonomia durante o dia, dando-lhes a opção de, à noite, terem um espaço onde possam pernoitar, devidamente amparados, num ambiente familiar, e com a mais-valia da presença permanente de pessoas habilitadas a dar resposta a eventuais necessidades.
Berta Cabral defende que, em matéria de política social, os poderes públicos e muito especificamente a Câmara Municipal de Ponta Delgada, devem dar o passo em frente com novas respostas aos desafios que a terceira idade enfrenta, em consequência do isolamento e da falta de tempo que a vida moderna deixa às famílias para acompanharem os seus idosos. Daí que a Câmara entenda que, mais do que investir em lares, seja necessário criar espaços onde os idosos possam encontrar apoio, como os centros de noite.
No almoço com idosos, Berta Cabral anunciou ainda que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai construir na freguesia, uma das maiores e mais populosas do concelho, uma infra-estrutura social polivalente para acolher valências dirigidas às diferentes faixas etárias, mas dará especial atenção aos idosos.
No polivalente, os idosos terão seu dispor salas, um centro de noite e um centro de dia, complementando deste modo a rede de apoio aos idosos nos lugares da Saúde, Piedade e Milagres.
Falando ainda dos projectos locais de apoio aos idosos, Berta Cabral adiantou também que a Câmara Municipal de Ponta Delgada pretende enriquecer a oferta de convívio dos seus centros de dia com novas actividades, como a educação para a saúde e o exercício físico, tal como já acontece  no Centro de Dia da freguesia de São Sebastião, onde além dos idosos, a juventude encontra espaço para as suas actividades, funcionando, assim, como um autêntico espaço inter-geracional.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados