Açoriano Oriental
Câmara da Lagoa promove exposição alusiva à etnografia açoriana nos presépios
A cidade de Lagoa vai acolher a exposição "A Etnografia Açoriana nos Presépios da Lagoa" no dia 14 de dezembro, pelas 17h00, na igreja de Santo António do Convento dos Franciscanos.
Câmara da Lagoa promove exposição alusiva à etnografia açoriana nos presépios

Autor: Ana Carvalho Melo

Dividida em três secções, a exposição “A Etnografia Açoriana nos Presépios da Lagoa” apresentará a origem dos presépios na Lagoa com destaque para os bonecreiros atualmente em exercício como o caso de António Amaral e Fátima Varão através de figurações similares como a natividade; pastores; lavadeiras; moagem; padres e pessoas com trajes típicos.
Em relação à Etnografia Açoriana e Lagoense, abrangerá os costumes e tradições, nomeadamente, a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres, romeiros, a desfolhada, a matança do porco, foliões; a mulher do Capote e Capelo; as touradas; várias profissões como um varredor da câmara municipal mais o seu carrinho, vendedores ambulantes de pesca, um vendedor de cerâmica, bois a lavrar a terra e um senhor a segurar, oficinas de olaria entre outras; em relação à arquitetura, as casas típicas, tradicionais, o fontenário e a igreja. E, por último, numa terceira secção, os presépios de lapinha vão estar em destaque feitos por artesãos e particulares açorianos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados