Açoriano Oriental
Câmara Municipal da Lagoa lança projeto 'Éduca em Casa'

A Câmara Municipal da Lagoa vai lançar o projeto 'Éduca em Casa', com o objetivo de contribuir para o bem-estar das famílias, tendo em conta as necessidades da comunidade, no âmbito da pandemia.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota, o projeto surge como alternativa à “mobilidade reduzida que é imposta, cultivando a proximidade entre a comunidade e o município e, ao mesmo tempo, irá promover o divertimento e o desenvolvimento de conhecimentos”.

O projeto destina-se ao público infantojuvenil, assumindo-se como uma forma de entretenimento lúdico com vários desafios, a partir das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que estimulem a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de competências emocionais e de raciocínio verbal e lógico.

Cada desafio será composto por várias atividades que promovem hábitos de vida saudáveis e que consciencializam para o estado do mundo atual.

Os desafios serão divulgados, semanalmente, a partir das redes sociais oficiais da autarquia e do portal. Em cada semana, será apresentada uma temática diferente, com cinco propostas de atividades a desenvolver.

As rubricas semanais serão divulgadas a cada sábado, iniciando a 29 de agosto.

Os desafios serão diários e terão início a cada segunda-feira, sendo que, o primeiro será lançado a 31 de agosto. Para além disso, serão, ainda, reveladas dicas e curiosidades sobre cada tema abordado.

A primeira rubrica semanal, 'Psico-Dicas', será dedicada à psicoeducação, baseada em diferentes processos psicológicos.

A segunda, intitula-se 'Raciocinar-te' e propõe estimular diversas funções cognitivas essenciais para o processo de aprendizagem, como a memória, a atenção, o raciocínio, entre outras, através de conteúdos didáticos e interativos, desenvolvidos a partir da plataforma de jogos Educaplay.

O terceiro desafio: 'O Universo aos Teus Olhos – Semana da Leitura', surge no âmbito da promoção da leitura. Nesta rubrica semanal, serão facultadas histórias e estratégias, que visam estimular hábitos de leitura a crianças e famílias, promovendo o desenvolvimento da linguagem.

A quarta rubrica semanal, 'Um Minuto Dedicado à Terra' incidirá nas questões ambientais.

A última rubrica do projeto, 'Museu da Criatividade', pretende estimular a criatividade, através do contacto com a arte. Os desafios desta rubrica consistem na análise de obras de arte e na criação de pinturas, através de técnicas alternativas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados