Açoriano Oriental
Câmara de Ponta Delgada inaugura Eco-centro móvel na Semana Europeia para Prevenção de Resíduos

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, acompanhada da Vereadora do Ambiente, Ana Almeida, inaugurou esta sexta-feira o Eco-centro móvel no Parque Urbano da cidade.

Câmara de Ponta Delgada inaugura Eco-centro móvel na Semana Europeia para Prevenção de Resíduos

Autor: AO Online

Trata-se de um equipamento que serve para armazenar resíduos de fileiras específicas nas zonas mais afastadas do concelho de Ponta Delgada.

Segundo afirmou Maria José Lemos Duarte, o novo equipamento vem comprovar a grande aposta da autarquia na defesa do ambiente, ao mesmo tempo que vai facilitar a reciclagem nas freguesias mais afastadas do centro urbano.

O Eco-centro móvel vai trabalhar nas freguesias rurais (uma semana em cada freguesia), o que permitirá a todos os munícipes fazer a reciclagem de objetos que não utilizam e que, muitas vezes, acabam por ser colocados no lixo indiferenciado.

Com o novo equipamento, que surge no âmbito das iniciativas de Ponta Delgada para assinalar a Semana Europeia para Prevenção de Resíduos (21 a 28 de novembro), o concelho passa a ter reciclagem de proximidade.

No Eco-centro móvel podem ser depositados vários tipos de resíduos, como, por exemplo, cabos elétricos, toners e tinteiros, rolhas, lâmpadas ou latas de spray. Todos estes resíduos podem ser reciclados quase à porta de casa, uma vez que o Eco-centro Móvel se desloca por todo o concelho.

O Município de Ponta Delgada, através da Divisão do Ambiente e Serviços Urbanos, inscreveu três atividades de participação na Semana Europeia de Prevenção da Produção de Resíduos, este ano subordinada ao tema “Resíduos Invisíveis”.

Além do novo equipamento para apoio à gestão dos resíduos urbanos (Eco-centro móvel), a Câmara promoveu, a 26 deste mês, a ação de limpeza na Praia das Milícias, com vista a recolher recolher resíduos, ajudar o mar e identificar e caracterizar os principais resíduos presentes num dos maiores areais de São Miguel.

A ação foi realizada em parceria com a associação Alternativa e os resíduos recolhidos estão a ser sujeitos a secagem e posterior identificação e contabilização. Os resultados quantitativos serão divulgados posteriormente.

Exposição sobre as atividades “invisíveis”

A terceira iniciativa de Ponta Delgada inserida na Semana Europeia de , Prevenção da Produção de Resíduos foi a realização de uma exposição fotográfica da autoria de Andrea Santolaya, subordinada ao tema “Ao serviço dos resíduos pelo Ambiente”.

A exposição é constituída por mais de duas dezenas de fotografias de colaboradores da autarquia que trabalham na limpeza e recolha de resíduos e está patente no Largo Mártires da Pátria, junto à Escola Secundária Antero de Quental.

Retrata, no fundo, as atividades “invisíveis” associadas à gestão dos resíduos urbanos (meios humanos e materiais envolvidos).

A Presidente Maria José Lemos Duarte visitou a exposição, também esta sexta-feira, e aproveitou a oportunidade para destacar o importante papel dos colaboradores da limpeza e recolha de resíduos do Município de Ponta Delgada.

Maria José Lemos Duarte disse, ainda, que a exposição é também uma homenagem a esses colaboradores que mantêm a nossa cidade e o nosso concelho limpos.

Agradeceu à fotógrafa o “magnífico trabalho”, que pode ser apreciado até janeiro junto à Escola Antero de Quental, e afirmou que a autarquia a que preside tem como uma das suas prioridades a defesa do ambiente, destacando uma forte aposta na reciclagem.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados