Açoriano Oriental
Câmara de Lagoa realiza ação de limpeza na zona dos Poços da Atalhada

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL (Centro de Formação e Educação Ambiental de Lagoa), levou a cabo uma ação de limpeza, na zona dos Poços da Atalhada, no âmbito da ação de sensibilização intitulada “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar, sem Lixo”.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Esta iniciativa sensibiliza a população para uma maior educação ambiental e está prevista no âmbito do programa Bandeira Azul 2019.


A presidente da autarquia, Cristina Calisto, esteve presente na atividade, dando o exemplo na recolha dos resíduos; marcando presença ainda cerca de meia centena de pessoas, entre alunos e professores da Escola Secundária de Lagoa e Escola Básica Integrada de Água de Pau. As turmas presentes estão integradas no programa Eco-Escolas.


A ação de limpeza teve como objetivo identificar os resíduos mais abundantes encontrados nas zonas balneares e meio marinho, alertando para a problemática do lixo marinho e dos problemas ambientais que dele advêm, refere nota informativa.


A Câmara Municipal de Lagoa pretende também despertar consciências para a ligação existente entre os ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos que se fazem a partir das próprias casas e que fazem parte de uma cidadania ativa.


Nesta edição dos “Suspeitos do Costume”, foram recolhidos cerca de 115 kg de resíduos, os quais foram posteriormente triados, contabilizados e identificados pela equipa do CEFAL.


O Top 10 de resíduos de 2019 foram os fragmentos de plásticos, seguidos de tampas de plástico, sacos de plástico, fragmentos de vidro, cordas, madeiras, embalagens múltiplas, garrafas de plástico, calçado e esponjas.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados