Açoriano Oriental
Estado da Nação
Bloco quer fazer "teste" à governação de três anos de Sócrates
O Bloco de Esquerda (BE) promete fazer no debate do estado da Nação quinta-feira, na Assembleia da República, um “teste” aos três anos de governação do PS que resultaram numa “crise social”.

Autor: Lusa/AO online
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, a deputada do BE Ana Drago lembrou que o primeiro-ministro, José Sócrates, foi o “porta-voz de que era necessário fazer sacrifícios para o pais estar mais bem preparado para enfrentar os desafios que o mundo viesse a colocar”.

    “Estamos perante uma crise internacional, mas Portugal está a comportar-se pior do que os seus parceiros europeus”, disse.

    A deputada bloquista deu como exemplos da “crise social” que o país atravessa o desemprego, “sempre a rondar os oito por cento”, as dificuldades das famílias “em pagar as suas prestações da casa” ou fazer frente “aos aumentos da gasolina”.

    “Passou mais um ano de governação socialista e parece que estamos menos preparados”, concluiu.

    O debate do estado da Nação, com que encerra a sessão legislativa e o ano político antes das férias de Verão no Parlamento, está agendado para quinta-feira com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do Governo.

    José Sócrates já anunciou que vai propor, no debate do estado da Nação, um aumento das deduções fiscais no IRS do crédito à habitação para as famílias mais carenciadas e medidas para travar o aumento do Imposto Municipal Imobiliário (IMI), para ajudar as famílias mais carenciadas e com crescentes encargos nos juros do crédito à habitação.

    A deputada Ana Drago afirmou que as propostas anunciadas por Sócrates para enfrentar a crise só deverão começar a ter efeitos em 2010, alertando que quanto á redução do IMI há “ainda um longo caminho de negociação com os municípios”.

    As medidas que José Sócrates vai anunciar, disse, não têm impacto para “dar uma resposta imediata aos problemas que os portugueses estão a viver”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.