Açoriano Oriental
Bispo de Angra toma posse a 15 de janeiro

O novo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, toma posse no próximo dia 15 de janeiro, numa cerimónia que contará com a participação de bispos e presbíteros de Portugal Continental e da diocese de Angra.

Bispo de Angra toma posse a 15 de janeiro

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Ao todo é esperado 17 bispos, entre eles o metropolita da província eclesiástica de Lisboa, a que pertence a diocese de Angra, e patriarca da capital, D. Manuel Clemente e D. José Ornelas presidente da Conferencia episcopal portuguesa e bispo da diocese de Leiria-Fátima, indica nota de imprensa publicada no portal da Igreja Açores.


Estarão presentes igualmente vários sacerdotes das dioceses de Viseu, Porto, Portalegre-Castelo Branco, dioceses ligadas ao nascimento de D. Armando Esteves Domingues e aos seu ministério como sacerdote.


Todas as ouvidorias foram convidadas a fazer-se representar na celebração que decorrerá na Sé de Angra, agendada para as 17h00.


As celebrações começam junto à Igreja da Misericórdia, com o cortejo a seguir pela Rua Direita e depois Rua da Sé, até à Catedral; a partir daí decorrerá a celebração religiosa que terá transmissão em direto na RTP Açores e na página do Facebook da Igreja Açores.


Recorde-se que D. Armando Esteves Domingues é o 40º bispo de Angra e foi nomeado pelo Papa Francisco a 4 de novembro. Na sua primeira mensagem ao povo sublinhou a importância de “caminhar com todos: sacerdotes, religiosos, famílias e leigos”.


D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.


De junho de 1980 a outubro de 1981 fez um ano de experiência pastoral junto do Centro Mundial de espiritualidade e de teologia do Movimento dos Focolares, em Grottaferrata, Itália, com especial foco na pastoral juvenil e vocacional.


Foi ordenado padre 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de EMRC, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.


O novo bispo de Angra foi ainda capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas relacionadas com a inclusão social, combate ao desemprego, recuperação de dependências e habitação.


Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto. Foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu.


Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização.


O responsável católico conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados