Açoriano Oriental
Biscoitos com nova zona balnear na Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas

A Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou o projeto de valorização da zona balnear da Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas, na freguesia dos Biscoitos, um investimento de cerca de 90 mil euros para dotar a zona de melhores condições de segurança, higiene e lazer, refere nota.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na sessão pública de apresentação, que decorreu na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, Tibério Dinis, presidente da autarquia, anunciou a intenção de, “já na próxima época balnear”, a infraestrutura esteja disponível para que a população possa dela usufruir “na época balnear de 2022 poder ter a Bandeira Azul da Europa", esperando, após emissão de parecer pela Direção Regional do Ambiente, poder avançar com o investimento “já durante o mês de março”, disse citado na mesma nota.

O objetivo é que a atual zona de banhos possa transformar-se numa zona balnear, cumprindo todos os requisitos legais exigidos, como a existência de instalações sanitárias, nadadores-salvadores, bar de apoio e estacionamento organizado, pelo que o projeto apresentado passa pela edificação de todas estas infraestruturas, “sem colocar em causa o ecossistema nem do ponto de vista arquitetónico, nem do ponto de vista paisagístico”.

Assim, disse o edil, “concretiza-se aquela que era uma aspiração comum da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Junta de Freguesia dos Biscoitos” e que, desde há três anos, tem vindo a ser alvo de análises à qualidade da água para efeitos da sua classificação legal como água balnear, algo que a Direção Regional dos Assuntos do Mar já efetuou.

“Com esta classificação de água balnear podemos avançar com os investimentos necessários à concretização da zona balnear, com o objetivo de, no verão de 2022, a Fonte das Pombas e Calheta dos Lagadores ser mais uma das zonas balneares do Concelho da Praia da Vitória com Bandeira Azul”, referiu o autarca.

Desta forma, o projeto, desenvolvido por técnicos do município, prevê o aumento das zonas de solário na Fonte das Pombas, através da colocação de deck amovível, bem como a criação de uma bolsa de estacionamento organizado junto à Calheta dos Lagadores (com local de estacionamento para pessoas portadores de deficiência e mobilidade reduzida), assim como a construção de um edifício de apoio com sanitários, balneários, bar e pequena esplanada, espaço de acondicionamento de resíduos e quarto de arrumos para os equipamentos dos nadadores-salvadores.

Toda a área a intervencionar será ainda dotada de mobiliário urbano adequado e recipientes para resíduos, mantendo-se os espaços para passeio pedonal e sem interferir com as estruturas militares históricas existentes.

O edificado a construir será todo ele forrado a pedra basáltica para não provocar problemas à paisagem onde se insere, respetivamente entre o mar dos Biscoitos e a paisagem da vinha. O autarca disse ainda que o bar de apoio à zona balnear poderá ser concessionado a privados, gerido por alguma instituição da freguesia ou diretamente pela Câmara Municipal, através da Cooperativa Praia Cultural.

A apresentação pública deste projeto inseriu-se no programa da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória”.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados