Açoriano Oriental
Barack Obama vai criar maior reserve marinha do mundo
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai viajar para o Havai, onde nasceu, na próxima quarta-feira, para anunciar a criação da maior reserva natural marinha do mundo, revelou a Casa Branca.
Barack Obama vai criar maior reserve marinha do mundo

Autor: Lusa/AO Online

 

Obama, que fez do ambiente uma das prioridades dos seus dois mandatos, vai anunciar uma massiva expansão da reserva marinha de Papahanaumokuakea, que apresenta vestígios arqueológicos de antigas colonizações e recifes de coral.

A superfície da área protegida – que é já maior do que a Grécia ou a Coreia do Norte – vai quase quadruplicar para 1,51 milhões de quilómetros quadrados, segundo a Casa Branca.

Ou seja, vai ter um tamanho quase duas vezes superior à de França.

O Presidente dos Estados Unidos também vai visitar o atol de Midway, que fica no interior da área protegida, para marcar a decisão.

Segundo a Casa Branca, Obama vai proferir aí um discurso enfatizando a ideia de que as mudanças climáticas “tornam mais importante do que nunca a proteção de terras e águas federais”.

Papahanaumokuakea, Património Mundial da Humanidade desde 2010, alberga mais de 7.000 espécies marinhas, incluindo o coral negro que pode viver mais de 4.500 anos.

A zona protegida em causa é considerada uma reserva federal pelo que atividades de pesca são proibidas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados