Aviso meteorológico laranja para os Açores prolongado até sexta-feira de manhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 06:00 de sexta-feira o aviso laranja para todas as ilhas dos Açores por causa das previsões de chuva


O meteorologista Diamantino Henriques, da IPMA nos Açores, disse à Lusa que o aviso vai manter-se em vigor "até que a situação melhore" e que nas próximas horas podem ocorrer "situações semelhantes" às que se registaram durante o dia de quarta-feira e a manhã de hoje, em que foram atingidos níveis muito altos de precipitação em zonas como o concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.

No Nordeste caíram 273 litros de água por metro quadrado entre as 10:00 de quarta-feira e as 04:00 de hoje, que foi o mesmo que choveu em toda a ilha de São Maria desde outubro até agora, exemplificou o meteorologista.

"São situações extremas", afirmou, dizendo que aquilo que aconteceu no concelho do Nordeste na última madrugada foi "excecional".

O arquipélago dos Açores chegou a estar sob aviso vermelho durante a madrugada por causa da chuva, que provocou danos materiais em diversos locais.

A zona mais afetada foi o concelho do Nordeste onde a água arrastou terras e árvores e provocou danos em estradas e habitações, obrigando ao realojamento de diversas famílias.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares