Açoriano Oriental
Associação cria ‘Roteiro das Artes’ em Vila Franca do Campo

A associação cultural Talentos Salgados criou um projeto de intervenção artística intitulado “Roteiro das Artes” em Vila Franca do Campo, que será apoiado pela Câmara Municipal.


Autor: Carolina Moreira

Em comunicado, a autarquia explica que se trata de um projeto idealizado pela artista plástica vila-franquense Andreia de Sousa, cujo objetivo é “dar a conhecer as tradições e histórias mais importantes do concelho através de murais públicos que, no seu todo, irão formar um roteiro por algumas das zonas mais significativas de Vila Franca do Campo”.

A Câmara Municipal explica que a primeira fase do projeto será constituída pela criação de “cinco murais” que irão incidir, por exemplo, na tradição da olaria no concelho, nas festas de São João e na Ermida da Senhora da Paz.

“A primeira intervenção do ‘Roteiro das Artes’ decorreu junto à Olaria-Museu, iniciada em agosto do ano passado e terminada cerca de um mês depois, tendo sido intervencionadas as paredes exteriores das instalações para WC, adjacentes à Olaria-Museu, bem como os bancos e mesas dispostos no local”, relata a nota de imprensa, acrescentando que a iniciativa contou com a participação de 10 artistas de Vila Franca e ainda 24 crianças, entre os 5 e os 12 anos, que participaram num workshop no local sobre pintura spray.

O comunicado realça que um dos objetivos do projeto é a “inclusão de toda a comunidade” no “contacto direto com a arte, a equipa que a produz, as técnicas e os materiais usados”, estando previstos workshops gratuitos sobre técnicas de pintura/desenho, composição de imagens ou uso de ferramentas online para realizar esboços, realizados no local do desenvolvimento dos murais e no atelier de pintura da artista Andreia de Sousa.

Toda a informação e resultados do projeto serão partilhados no site da associação em www.talentossalgados.pt.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.