Açoriano Oriental
Armin Laschet será o candidato a chanceler dos conservadores alemães

O centrista Armin Laschet será o candidato do bloco conservador a chanceler nas legislativas de setembro na Alemanha, após o rival Markus Söder se retirar da corrida.


Armin Laschet será o candidato a chanceler dos conservadores alemães

Autor: Lusa/AO Online

"Os dados estão lançados, Armin Laschet será o candidato da União conservadora", que reúne a CDU da chanceler Angela Merkel e o partido irmão CSU na Baviera, disse Markus Söder, prometendo apoiar o líder democrata-cristão "sem rancor e com todas as forças" nas legislativas de 26 de setembro.

Söder retirou-se depois de, na madrugada de segunda-feira, a direção da CDU ter renovado o seu apoio a Armin Laschet, numa votação interna para tentar resolver a longa guerra de liderança no bloco conservador e encontrar um candidato à sucessão de Angela Merkel.

Söder tinha afirmado na segunda-feira que aceitaria a decisão que saísse da reunião.

Segundo a agência alemã, o resultado da votação foi claro, com 31 dos elementos da direção a votarem em Laschet, nove em Söder e seis a absterem-se.

Candidato natural da CDU, partido que dirige desde janeiro, Armin Laschet, viu a sua investidura contestada por Söder, líder do partido-irmão bávaro CSU.

Markus Soder de 50 anos tem as sondagens a seu favor, quando comparado com Armin Laschet de 60 anos, mas, tradicionalmente, cabe à CDU apresentar o candidato da coligação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados