Açoriano Oriental
Aprovado requerimento do PS para ouvir Vieira da Silva no parlamento sobre Raríssimas

A comissão de Trabalho e Segurança Social aprovou hoje por unanimidade um requerimento do PS para que o ministro Vieira da Silva preste esclarecimentos sobre o caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas.


Aprovado requerimento do PS para ouvir Vieira da Silva no parlamento sobre Raríssimas

Autor: Lusa/AO online

O requerimento foi aprovado por unanimidade hoje de manhã na reunião daquela comissão parlamentar, faltando agendar uma data para a audição do ministro.

A comissão parlamentar marcou ainda para o mês de janeiro as audições requeridas desde julho pelo BE à secretária de Estado da Segurança Social e aos responsáveis da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, União de Misericórdias e União das Mutualidades.

O BE pretende "esclarecer a fiscalização do cumprimento de Acordos de Cooperação e a garantia de que as respostas financiadas pelo Estado e prestadas pelas IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] respeitam critérios de qualidade".

O PS requereu na terça-feira a audição do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tendo em vista "o esclarecimento efetivo" do caso de alegadas irregularidades financeiras da associação que presta apoio na área da doença mental e doenças raras, financiada pelo Estado.

O canal televisivo TVI divulgou no sábado uma reportagem sobre a gestão da Raríssimas, Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, na qual mostrou documentos que colocam em causa a sua gestão, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro na compra de vestidos e vários gastos pessoais.

O ministro Vieira da Silva negou na segunda-feira que tenha tido conhecimento anterior de denúncias de gestão danosa da associação Raríssimas e anunciou uma ação de inspeção à entidade, a começar nos próximos dias.

Em declarações aos jornalistas na terça-feira, no parlamento, a deputada do PS Idália Serrão defendeu a necessidade de o Estado reforçar as ações inspetivas de acompanhamento das IPSS.

"A relação entre o Estado e as IPSS, de forma alguma, pode ficar fragilizada ou beliscada. O trabalho que as IPSS fazem ao nível do apoio às famílias é de tal forma sério que não devem subsistir dúvidas", considerou a antiga secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.