Apresentado novo avião civil na Rússia

O novo avião Sukhoi Superjet-100, hoje apresentado ao público em Amur (extremo oriente russo), é considerado "a grande esperança da indústria aeronáutica civil" russa.


A apresentação do aparelho, que decorreu na Fábrica de Aeronáutica de Komsomolsk em Amur, contou com a presença do primeiro vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov.

    "O avião SuperJet-100 é produto do esforço de milhares de pessoas que integraram a equipa de criadores deste aparelho único no seu género", declarou o director do grupo Sukhoi, Mikhail Pogossian, que expressou o agradecimento aos governos da Rússia, Itália e França pelo apoio prestado ao projecto.

    O novo avião, com capacidade para transportar 100 passageiros, foi criado com recurso às tecnologias mais avançadas e começará a operar antes dos finais de 2007.

    Em Novembro de 2008, a Aeroflot, principal transportadora aérea russa, receberá os primeiros aviões de passageiros.

    Clientes nacionais e estrangeiros já assinaram contratos para a aquisição de 71 aparelhos SuperJet-100. Até ao fim do ano, a carteira de encomendas aumentará até 100 aviões.

    Este novo avião, em que as autoridades russas depositam grandes esperanças para recuperar a aviação civil, foi construído graças à cooperação de especialistas russos, franceses e italianos.

    O consórcio francês SAFRAN garante o fabrico de cerca de 28 por cento dos componentes necessários à construção do SuperJet-100.

    O financiamento é feito por bancos russos e estrangeiros e a venda realizada por uma empresa mista criada pela Sukhoi, empresa russa de aeronáutica, e pela companhia italiana Alenia Aeronáutica, que investiu mais de 250 milhões de euros no projecto.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares