Açoriano Oriental
PSD
António Cansado e Maria Leonor Raposo renunciam ao mandato
Os independentes Manuel António Cansado e Maria Leonor Raposo, eleitos deputados à Assembleia Legislativa dos Açores pelo PSD nas eleições de 14 de outubro, renunciaram aos mandatos, revelou esta sexta-feira o presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares.
António Cansado e Maria Leonor Raposo renunciam ao mandato

Autor: Lusa/AO online

“Há duas situações de renúncia conhecidas pela comissão, designadamente Manuel António Cansado e Maria Leonor Raposo, ambos eleitos pelo PSD no círculo de S. Miguel”, afirmou Hernâni Jorge, que falava no final de uma reunião da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho destinada à verificação de poderes dos deputados regionais eleitos a 14 de outubro.

A renúncia de Manuel António Cansado, ex-presidente da SATA e número dois da lista do PSD por S. Miguel, e de Maria Leonor Raposo, diretora da Escola de Enfermagem de Ponta Delgada e número quatro daquela lista de candidatos, faz com que entrem para o parlamento regional José Andrade, ex-vereador da Câmara de Ponta Delgada, e Jorge Macedo, deputado na legislatura que agora acaba e membro da Comissão Política Regional do PSD.

Hernâni Jorge adiantou ainda que foram identificadas situações de “alguma incompatibilidade” entre os 57 deputados eleitos a 14 de outubro, que terão de optar entre “manter as situações que originaram as incompatibilidades e não assumir o mandato ou assumir o mandato e prescindir das funções profissionais incompatíveis”.

Segundo o presidente da comissão parlamentar, em causa estão pessoas que integram o quadro da administração pública regional e que não podem, simultaneamente, ser funcionários públicos e deputados regionais.

A tomada de posse dos 57 deputados regionais está marcada para segunda-feira às 15:00 na sede da Assembleia Legislativa, na Horta, Faial.

O PS elegeu 31 deputados, conquistando a maioria absoluta, enquanto o PSD elegeu 20, o CDS-PP três e a CDU, BE e PPM um cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados