Açoriano Oriental
Ano Vierino reúne especialistas em Lisboa
 O Congresso Internacional "Padre António Vieira: Ver, Ouvir, Falar: O Grande Teatro do Mundo" decorre a partir de terça-feira em Lisboa, reunindo mais de 100 especialistas de diversos países.

Autor: Lusa/AOonline
    "É o maior acontecimento cultural e científico das Comemorações do IV Centenário de Nascimento do Padre António Vieira", disse à Lusa uma fonte da organização.

    Promovido pela Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino, o congresso trará a Lisboa especialistas da Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália e Portugal.

    A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, no dia 18 e 19, e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dias 20 e 21, são os palcos das sessões.

    A abertura, a que presidirá o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, está marcada para as 9:00 de terça-feira, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

    Além das intervenções académicas, que são descritas pela organização como “muito importantes”, no âmbito do congresso decorrerão outras actividades em torno da figura e da obra de António Vieira.

    No dia 19, pelas 14:00, será inaugurada na Biblioteca Nacional uma exposição bio-bibliográfica, intitulada "Vieira e o Brasil".

    Mais tarde, pelas 19:30, na Sala do Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, abre ao público a exposição de pintura de Carlos Dugos, "Vieira - O Verbo e a Luz", inspirada no pensamento do autor dos "Sermões".

    Já no dia 20, o actor Luís Miguel Cintra declamará, pelas 19:00, na Igreja de São Roque, em Lisboa, um sermão do Padre António Vieira e, finalmente, no dia 21, será inaugurada, pelas 19:00, um exposição iconográfica do Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal de Lisboa, no Palácio do Beau Séjour, na qual se pode conhecer a Lisboa do século XVII, em texto e imagem.

    Paralelamente ao congresso, no dia 18, pelas 17:30, decorrerá a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação científica para a constituição de uma Rede de Estudos Internacional Padre António Vieira.

   
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados