Ano Vierino reúne especialistas em Lisboa

 O Congresso Internacional "Padre António Vieira: Ver, Ouvir, Falar: O Grande Teatro do Mundo" decorre a partir de terça-feira em Lisboa, reunindo mais de 100 especialistas de diversos países.


    "É o maior acontecimento cultural e científico das Comemorações do IV Centenário de Nascimento do Padre António Vieira", disse à Lusa uma fonte da organização.

    Promovido pela Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino, o congresso trará a Lisboa especialistas da Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália e Portugal.

    A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, no dia 18 e 19, e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dias 20 e 21, são os palcos das sessões.

    A abertura, a que presidirá o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, está marcada para as 9:00 de terça-feira, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

    Além das intervenções académicas, que são descritas pela organização como “muito importantes”, no âmbito do congresso decorrerão outras actividades em torno da figura e da obra de António Vieira.

    No dia 19, pelas 14:00, será inaugurada na Biblioteca Nacional uma exposição bio-bibliográfica, intitulada "Vieira e o Brasil".

    Mais tarde, pelas 19:30, na Sala do Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, abre ao público a exposição de pintura de Carlos Dugos, "Vieira - O Verbo e a Luz", inspirada no pensamento do autor dos "Sermões".

    Já no dia 20, o actor Luís Miguel Cintra declamará, pelas 19:00, na Igreja de São Roque, em Lisboa, um sermão do Padre António Vieira e, finalmente, no dia 21, será inaugurada, pelas 19:00, um exposição iconográfica do Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal de Lisboa, no Palácio do Beau Séjour, na qual se pode conhecer a Lisboa do século XVII, em texto e imagem.

    Paralelamente ao congresso, no dia 18, pelas 17:30, decorrerá a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação científica para a constituição de uma Rede de Estudos Internacional Padre António Vieira.

   
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP