Açoriano Oriental
Angra do Heroísmo e Porto Novo são cidades irmãs
A cidade de Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores, assinou hoje, no dia em que comemora 477 anos, um acordo de geminação com Porto Novo, em Cabo Verde, para reforçar a colaboração e promover o desenvolvimento dos dois municípios.
Angra do Heroísmo e Porto Novo são cidades irmãs

Autor: Lusa/AO Online

“Este é mais um passo para aquilo que esperamos que seja o aprofundamento de um relacionamento profissional, institucional e técnico entre as duas câmaras, que se iniciou em 1994 com um acordo de amizade”, afirmou Andreia Cardoso, presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, na cerimónia de assinatura do acordo.

Andreia Cardoso salientou que o acordo hoje assinado pretende “aprofundar o relacionamento” entre os dois municípios e disponibilizar os conhecimentos e recursos técnicos de que dispõe a autarquia açoriana, “sobretudo na área do ambiente”, que é uma das que mais interessa à cidade caboverdiana.

Para João Rocha, autarca de Porto Novo, a assinatura desta geminação representa “assumir um compromisso de aprofundar e estreitar os laços entre os dois municípios”, mas também os “laços históricos e culturais entre os povos dos dois países”.

“Além de falarmos a mesma língua, a cultura caboverdiana está impregnada de vivências comuns e em Portugal encontra-se radicada uma importante comunidade que procura o seu sustento e o seu futuro, que tenta contribuir com o seu esforço para o desenvolvimento do país que tão gentilmente os acolheu”, afirmou.

O autarca caboverdiano salientou ainda que, pela forma como foi recebido em Angra do Heroísmo, ficou com a "certeza de que este é um município com simpatia semelhante à de Cabo Verde”.

O município de Porto Novo é o maior dos três da ilha de Santo Antão, com uma área de 520 quilómetros quadrados e uma população de 20 mil habitantes distribuídos por duas freguesias.

“Tem o seu enfoque na ruralidade e repousa na atividade agropecuária”, salientou João Rocha, acrescentando ainda que possui “um dos maiores recursos naturais do país, em termos de arborização”.

As comemorações do 477.º aniversário da cidade de Angra do Heroísmo terão o seu ponto alto esta noite, com uma sessão solene nos Paços do Concelho, durante a qual será homenageado o Terceira Basket Club pela conquista do título de campeão da Proliga 2010/2011 e pela subida à Liga Portuguesa de Basquetebol.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados