Açoriano Oriental
André Arruda vence ao sprint Circuito "Pedalar a Loeste"
"Pedalar a Loeste" foi a proposta apresentada pela Junta de Freguesia de Santa Clara, ao Clube NC, para a realização de uma prova de ciclismo de estrada no passado domingo, que levou os ciclistas a percorrerem um circuito citadino através das principais artérias de Santa Clara.
André Arruda vence ao sprint Circuito "Pedalar a Loeste"

Autor: Arthur Melo/CNC
O circuito incluía a passagem pela 2ª Rua de Santa Clara, subida da Avenida Príncipe do Mónaco, Rua Direita do Ramalho, antiga gare do aeroporto e regresso à 2ª Rua de Santa Clara descendo pela Avenida Príncipe do Mónaco.
A essa iniciativa responderam 24 ciclistas, sendo 17 federados representando as equipas do NC/Blocoilhas, PH Clinic, Santa Clara e São Vicente.
Ao lote de atletas federados juntaram-se ainda 7 atletas que participaram na classe de promoção, destinada a atletas não federados.
Pouco passava das 14h00 quando foi dado o sinal de partida junto ao Adro da Igreja de Santa Clara. Pela frente os atletas federados tinham de percorrer 6 voltas de 5,2km cada.
Durante as 2 primeiras voltas ao circuito o lote dos principais favoritos rodou junto, mas no decorrer da 3ª volta, durante a difícil subida da Avenida Príncipe do Mónaco, André Arruda do NC/Blocoilhas e Luís Almeida da PH Clinic começaram a distanciar-se dos restantes adversários. Para trás ficavam Jorge Medeiros do NC/Blocoilhas, José Viveiros do Santa Clara e Bruno Fernandes da PH Clinic.
André Arruda e Luís Almeida foram consolidando as suas vantagens e acabaram por discutir a vitória entre si ao sprint, tendo levado a melhor André Arruda, com um tempo de 55m09s.
Luís Almeida, recorde-se, é o actual detentor da Taça Anima em ciclismo de estrada, que desta feita teve de se contentar com o 2º lugar com o mesmo tempo de Arruda.
Mais atrás na luta pelo último lugar do pódio, Jorge Medeiros conseguiu ganhar vantagem sobre Bruno Fernandes e José Viveiros no decurso da 4ª volta,  garantindo de forma confortável o 3º lugar na prova, a 3m15s do vencedor.
Por equipas venceu competição o NC/Blocoilhas, seguido da formação da PH Clinic, enquanto  a equipa da “casa”, o Santa Clara, ficou em 3º lugar.
Na classe de promoção os atletas tinham que completar 3 voltas ao circuito. O vencedor foi Igor Furnas com um tempo de 34m09s, seguido de Pedro Resendes a 48s e de Carlos Brilhante a 1m38s.
Destaque nesta prova para o público, que compareceu em número bastante razoável e acompanhou o seu desenrolar, o que ajudou a criar um ambiente diferente em redor da competição.
Uma iniciativa de louvar por parte da junta de freguesia local,  que permitiu aos atletas voltarem a colocar as suas máquinas no asfalto enquanto não recomeçam os campeonatos oficiais, estando o início da nova temporada programado para Fevereiro do próximo ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados