Açoriano Oriental
Amigos dos Açores dizem não ter dado parecer positivo a abate de árvores

Movimento declara não ter emitido qualquer parecer positivo ao abate de árvores junto ao Bairro Económico. E solidariza-se com a IRIS, que é contra o abate de árvores substituídas por cimento

Amigos dos Açores dizem não ter dado parecer positivo a abate de árvores

Autor: Paulo Faustino

A Associação Ecológica Amigos dos Açores afirma que não emitiu qualquer parecer positivo ao abate de árvores junto ao Bairro Económico, na rua de Lisboa, em Ponta Delgada, solidarizando-se com a posição assumida pelo Núcleo Regional dos Açores da IRIS - Associação Nacional de Ambiente, que criticou o facto das caldeiras daquelas árvores terem sido tapadas com cimento e não ter havido substituição por outras plantas.

Na edição do AO da passada terça-feira, a Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) confirmou que abateu em julho de 2022 dez árvores (mélias ou amargoseiras - Melia azedarach) que se encontravam em avançado estado de podridão naquela zona, numa intervenção motivada por ocorrências registadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil devido à queda de ramos de grande porte e a pedido dos moradores.

Na altura, o município fez notar que o abate, além de ter sido acompanhado pela Direção Regional dos Serviços Florestais, recebeu o parecer positivo dos Amigos dos Açores.
“Ora esta afirmação não corresponde à verdade e os Amigos dos Açores – Associação Ecológica não emitiram qualquer parecer positivo sobre este assunto”, declara o presidente da direção, Diogo Caetano, acentuando que a organização ambientalista que lidera está ao lado da Associação Nacional de Ambiente nesta matéria.

O Núcleo Regional dos Açores da IRIS mostrou-se contra o abate de árvores substituídas por cimento naquela área da cidade, “quando se esperava que as mélias fossem substituídas por outras plantas da mesma espécie ou de outras espécies adequadas ao espaço disponível”.

A CMPD informou que está a desenvolver um projeto de requalificação para a zona envolvente à rua de Lisboa em que está garantida a plantação de dez árvores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados