Açoriano Oriental
Alunos de Santa Cruz das Flores foram para casa mais cedo devido ao ciclone tropical

Os cerca de 400 alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na ilha das Flores, foram para casa mais cedo devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, segundo fonte municipal.

Alunos de Santa Cruz das Flores foram para casa mais cedo devido ao ciclone tropical

Autor: Lusa/AO Online

“Atendendo às previsões e também considerando que a freguesia de Ponta Delgada fica muito exposta e, durante o percurso, aquilo [o trajeto rodoviário] pode ser perigoso, a escola fechou mais cedo. Fechámos a escola às 15h00 e vamos efetuar o transporte dos alunos para as suas localidades”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, José Carlos Mendes.

A escola irá permanecer fechada na terça-feira.

“Amanhã [terça-feira], tendo em atenção também as previsões, já cancelamos o transporte escolar”, afirmou o autarca, salientando que para esse dia as previsões apontam para “ventos muito fortes” e alguns dos percursos do transporte escolar oferecem perigo.

José Carlos Mendes adiantou ainda à Lusa que, tendo em conta as previsões meteorológicas, o município fez alguns trabalhos de prevenção.

“Durante a última semana já estivemos a fazer alguns trabalhos de preparação, especialmente a nível de limpezas de sarjetas, de bermas de estradas, ribeiras, portanto, situações mais problemáticas já foram acauteladas”, relatou.

Foram também tomadas medidas “a nível de objetos que se possam soltar e voar” com o vento.

O município de Santa Cruz das Flores fez também um trabalho de sensibilização junto das freguesias, no sentido de as pessoas “acautelarem os seus bens e as suas coisas”, nomeadamente ao nível das habitações (telhados, janelas e portas) e em relação ao resguardo de animais.

Na orla costeira foram feitos alertas para que os pescadores colocassem os barcos “em sítios seguros” e as pessoas foram aconselhadas a terem cuidados com a circulação na via marítima.

“A nível de Proteção Civil Municipal e de bombeiros, também está tudo em alerta e de prevenção”, disse.

Ainda segundo José Carlos Mendes, o corpo de bombeiros local foi reforçado com uma equipa de nove homens da ilha Terceira, que foi enviada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

“Está tudo mais ou menos preparado para alguma eventualidade [em] que seja necessário intervir”, assegurou o presidente do município de Santa Cruz das Flores.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.